Mundo

Aiatolá pede que Parlamento aja com rapidez por novo governo

Aurotidade religiosa instou o Parlamento a se reunir logo, já que a corte federal do Iraque ratificou esta semana os resultados da eleição


	Iraque: políticos estão divididos sobre se realizam reunião em momento de guerra contra sunitas
 (AFP)

Iraque: políticos estão divididos sobre se realizam reunião em momento de guerra contra sunitas (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2014 às 08h47.

Bagdá - O grão-aiatolá Ali Sistani pediu nesta sexta-feira que o Parlamento recém-eleito comece a trabalhar e inicie sem demora o processo de formação do novo governo.

O sermão de Sistani, mais alta autoridade religiosa dos muçulmanos xiitas iraquianos, foi lido por seu representante no santuário Imã Hussein, em Karbala. Ele instou o Parlamento a se reunir logo, já que a corte federal do Iraque ratificou esta semana os resultados da eleição.

"A corte federal ratificou os resultados das eleições e há prazos, de acordo com a Constituição, para realizar a sessão do novo Parlamento que escolherá o presidente (do Legislativo), o presidente do país e o primeiro-ministro, e também formar o novo governo", disse.

"É muito importante se comprometer com esses prazos e não violá-los." De acordo com a Constituição, a primeira sessão do Parlamento deveria ser realizada no prazo de 15 dias após a ratificação dos resultados. No entanto, os blocos políticos iraquianos estão divididos sobre se realizam a reunião num momento de guerra contra militantes sunitas, os quais assumiram o controle de Mosul e outras cidades do norte na semana passada.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaIraquePolítica

Mais de Mundo

Governo da França considera muito provável que alguns casos de mpox apareçam no país

Universidades de Bangladesh reabrem pela primeira vez após protestos estudantis

Netanyahu afirma que "não está cedendo" ao Hamas em negociação sobre cessar-fogo

Trump espalha desinformação sobre Kamala Harris usando tema de mudança climática

Mais na Exame