Mundo

Agente alemão é suspeito de espionar para EUA

Colaborador dos serviços secretos alemães é suspeito de ter espionado para os Estados Unidos a comissão parlamentar do Bundestag

Manifestação de apoio a Snowden em Berlim: ex-consultor revelou esquema de espionagem (Adam Berry/AFP)

Manifestação de apoio a Snowden em Berlim: ex-consultor revelou esquema de espionagem (Adam Berry/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2014 às 15h36.

Berlim - Um colaborador dos serviços secretos alemães (BND) é suspeito de ter espionado para os Estados Unidos a comissão parlamentar do Bundestag, encarregada de investigar as atividades da agência de inteligência americana NSA, indicaram nesta sexta-feira meios de comunicação alemães.

O jornal Süddeutsche Zeitung, as emissoras de rádio e televisão regionais NDR e WDR, assim como a agência alemã de imprensa DPA, apontaram essas suspeitas nesta sexta-feira.

Na quinta-feira, o procurador-geral federal havia anunciado a prisão de um alemão de 31 anos, suspeito de espionagem para um serviço estrangeiro. Não informou para qual serviço poderia ter espionado.

Ao ser interrogado sobre este caso durante uma coletiva de imprensa nesta sexta, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, declarou que a chanceler Angela Merkel havia sido informada na quinta-feira. "O governo alemão vai esperar os resultados da investigação. Não há dúvida de que se trata de uma questão grave", disse.

As relações entre os Estados Unidos e a Alemanha estão tensas desde as revelações do ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden sobre um grande programa de espionagem que teve como um de seus alvos as comunicações da chanceler Angela Merkel.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricos

Mais de Mundo

Macron nomeia o conservador Michel Barnier como novo primeiro-ministro da França

Argentina defende propostas para “atualizar” o Mercosul

Partido de Zelensky anuncia novos ministros e nomeia ex-assessor para Relações Exteriores

Venezuela: defesa de Gonzáles apresenta ao MP documento para pedir respeito à presunção de inocência

Mais na Exame