Árabe em aeroporto: transição deve ocorrer em um período de 10 anos (Getty Images/Getty Images)
Repórter
Publicado em 28 de abril de 2024 às 10h28.
Dubai está dando um passo gigantesco na expansão de sua infraestrutura aeroportuária ao aprovar a construção de um novo terminal estimado em US$ 35 bilhões.
O projeto foi anunciado pelo governante de Dubai, Sheikh Mohammed bin Rashid, e promete ser cinco vezes maior que o atual Aeroporto Internacional de Dubai (DXB).
O anúncio da expansão vem duas semanas após uma tempestade inundar as pistas do DXB, levando a imagens impressionantes de aviões "navegando sobre a água".
Com o DXB entre os aeroportos mais movimentados do mundo para viagens internacionais, a transição para o novo aeroporto planeja ocorrer em um período de 10 anos.
Restaurante mais alto do mundo e piscina mais profunda: conheça alguns recordes de DubaiVisuals from Dubai International Airport (DXB) : Dozens of inbound and outbound flights have been cancelled.#airport #rain pic.twitter.com/zq2ylAu8Sn
— FL360aero (@fl360aero) April 16, 2024
O novo Aeroporto Internacional Al Maktoum, cobrindo uma vasta área de 70 km, contará com cinco terminais de passageiros e 400 portões, projetados para atender até 260 milhões de viajantes anualmente.
A infraestrutura também suportará uma capacidade anual de carga de 12 milhões de toneladas. A construção do aeroporto faz parte de uma visão ambiciosa que busca reposicionar o DXB como o "aeroporto do mundo" — e Dubai como um centro global.
Além da estrutura física, o novo terminal também vai cobrir a demanda de combustível de aviação. Isso transforma ele também em um centro estratégico para o tráfego aéreo internacional. O Grupo Enoc, que já opera em 300 aeroportos em 25 países, está pronto para implantar um novo gasoduto para o local.