Mundo

Acordo nuclear com Irã está próximo

Nas duas últimas semanas, Irã, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia e China estenderam duas vezes um prazo para completar um acordo


	A rede estatal iraniana Press TV relatou que as conversas podem ser estendidas até 13 de julho
 (Getty Images)

A rede estatal iraniana Press TV relatou que as conversas podem ser estendidas até 13 de julho (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2015 às 10h16.

VIENA - O Irã e seis grande potências mundiais estavam perto de fechar uma acordo histórico nesta quinta-feira capaz de resolver uma disputa que já dura 12 anos sobre os planos do país no setor nuclear, mas ainda havia impasse sobre comércio de armas e mísseis.

Nas duas últimas semanas, Irã, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia e China estenderam duas vezes um prazo para completar um acordo no qual Teerã pode conter suas atividades nucleares por mais de uma década em troca de alívio de sanções.

A rede estatal iraniana Press TV relatou que as conversas podem ser estendidas até 13 de julho. Mas uma autoridade ocidental disse que isso "não é verdade".

O secretário de Energia do Estados Unidos, Ernest Moniz, e o chefe nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, se encontraram na manhã desta quinta-feira.

Salehi disse a repórteres: "Com sorte hoje é o último dia." Moniz acrescentou: "Iremos resolver as últimas questões, se conseguirmos." Um diplomata sênior ocidental disse, no entanto, que era "muito duvidoso" que as conversas terminassem nesta quinta-feira.

Países ocidentais acusam o Irã de tentar produzir armas nucleares, enquanto Teerã argumenta que seu programa é pacífico. Um acordo iria depender da aceitação iraniana de conter seu programa nuclear em troca de alívio das sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), Estados Unidos e União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - País

Mais de Mundo

Israel anuncia acordo de cessar-fogo com Hezbollah

Supercomputador Tianhe lidera ranking global de eficiência energética em pequenos dados

Os 10 países do mundo mais dependentes de energia nuclear

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul