Mundo

Acordo é assinado para conectar Mar Vermelho ao Mar Morto

Representantes israelenses, jordanianos e palestinos assinarão um acordo para conectar o Mar Vermelho com o Mar Morto

Casais palestinos aproveitam o Mar Morto: uma parte da água será dessalinizada para ser distribuída em Israel, Jordânia e territórios palestinos (Hazem Bader/AFP)

Casais palestinos aproveitam o Mar Morto: uma parte da água será dessalinizada para ser distribuída em Israel, Jordânia e territórios palestinos (Hazem Bader/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 07h42.

Jerusalém - Representantes israelenses, jordanianos e palestinos assinarão nesta segunda-feira um acordo "histórico" para conectar o Mar Vermelho com o Mar Morto, informou um ministro de Israel.

O ministro da Energia e Desenvolvimento Regional, Silvan Shalom, afirmou à rádio militar que, com base neste acordo que será assinado no Banco Mundial em Washington, a água será retirada do Golfo de Aqaba, no extremo norte do Mar Vermelho.

Uma parte da água será dessalinizada para ser distribuída em Israel, Jordânia e territórios palestinos, enquanto o resto será transportado por quatro tubulações ao Mar Morto. Caso não receba água, o Mar Morto pode secar até 2050.

Shalom destacou os aspectos econômicos de abastecer com água dessalinizada barata os Estados vizinhos, o aspecto ambiental de "salvar o Mar Morto" e o aspecto "estratégico diplomático" do acordo, assinado em um momento difícil das negociações de paz entre israelenses e palestinos.

"É um grande avanço após vários anos de esforços. É um momento histórico", disse.

Segundo o jornal Yediot Aharonot, o ministro da Água da Autoridade Palestina, Shaddad Attili, e seu colega jordaniano, Hazem Naser, assinarão o acordo com Shalom.

O ministro israelense afirmou que depois da assinatura será divulgada uma licitação internacional para todo o projeto - a construção da central de dessalinização em Aqaba e a instalação da primeira tubulação.

ONGs como a Amigos da Terra-Oriente Médio advertiram que uma grande afluência de água do Mar Vermelho poderia mudar o frágil ecossistema do Mar Morto, com a proliferação de algas vermelhas e a cristalização de gesso.

Acompanhe tudo sobre:IsraelJordâniaPalestina

Mais de Mundo

Esquerda pressiona Macron antes de reunião importante para formar governo na França

Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela valida reeleição de Maduro

Dirigível tripulado chinês completa voo de longa distância de quase 1000 km

Órgão de fiscalização nuclear da ONU vê risco similar a Chernobyl na usina de Kursk

Mais na Exame