Mundo

Acionamento de térmicas vai garantir energia no carnaval

Governo confirmou que vai usar as usinas para garantir o fornecimento em cidades com grande quantidade de turistas

Carnaval em Salvador, uma das cidades nas quais o consumo de energia deve aumentar no carnaval (Divulgação)

Carnaval em Salvador, uma das cidades nas quais o consumo de energia deve aumentar no carnaval (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2012 às 14h47.

Brasília – Para garantir a segurança energética nas cidades que recebem muitos turistas durante o feriado de carnaval, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai montar um esquema especial com o acionamento de usinas termelétricas nos locais com grandes aglomerações. Segundo o diretor-geral do órgão, Hermes Chipp, essas medidas são tomadas todos os anos.

“Nós temos a prerrogativa de dar uma segurança maior nas áreas que têm grande aglomeração de pessoas, como Recife, Rio de Janeiro, Salvador e a parte do litoral, principalmente. A gente dá uma segurança adicional com térmica local, sempre fazemos isso”, disse Chipp à Agência Brasil, ao chegar hoje (15) para a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

O ONS ainda não tem o balanço da economia de energia durante o horário de verão, que termina no dia 26 de fevereiro. Mas, segundo Chipp, a previsão é que tenha havido uma redução entre 4% e 5% da demanda por energia no período de pico de consumo, entre as 18h e as 21h.

A redução total de consumo deve ficar em torno de 0,5%, conforme o Ministério de Minas e Energia, com uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões durante o período.

Neste ano, o horário de verão vai terminar uma semana mais tarde, porque a data prevista para o fim do novo horário, que seria no terceiro domingo de fevereiro, vai coincidir com o feriado de carnaval. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, a população acabe se esquecendo de ajustar os relógios.

Acompanhe tudo sobre:CarnavalEnergiaEnergia elétricaServiços

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA