Mundo

A meta de Obama para 2011? Consertar a economia

Desemprego e lentidão da recuperação econômica pesam sobre a popularidade do presidente

O presidente dos EUA, Barack Obama: economia americana demora a se levantar (Chip Somodevilla/Getty Images)

O presidente dos EUA, Barack Obama: economia americana demora a se levantar (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de janeiro de 2011 às 09h13.

Honolulu, Havaí - O presidente dos Estados Unido Barack Obama estabeleceu sua meta para 2011: reparar a afetada economia dos EUA.

Em seu programa semanal de rádio também transmitido via Internet, no sábado, o presidente, em férias, disse que dados recentes mostram que a recuperação da economia está ganhando força, mesmo que milhões de americanos ainda estejam desempregados.

"Nossa tarefa mais importante agora é manter que a recuperação em curso", disse Obama. "Como presidente, esse é o meu compromisso com vocês: fazer tudo o que puder para garantir que nossa economia esteja crescendo, gerando empregos e fortalecendo a nossa classe média. Essa é minha meta para o próximo ano."

A taxa de desemprego de quase 10 por cento e a insatisfação com os esforços de Obama para estimular uma recuperação econômica a partir da pior recessão em décadas ajudaram a alimentar vitórias republicanas nas eleições parlamentares em novembro.

Os republicanos controlarão a Câmara dos Deputados em 2011 e os democratas terão uma maioria menor no Senado, uma nova realidade política que vai afetar a capacidade de Obama de impulsionar suas prioridades políticas.

"Em poucos dias, um novo Congresso vai se formar, com uma casa controlada pelos democratas e uma casa controlado pelos republicanos - que agora partilham da responsabilidade de levar esse país para frente", disse ele.

"Estou disposto a trabalhar com qualquer um, não importa o lado, desde que tenha boas ideias e compromisso de vê-las prosseguirem".

Uma área na qual democratas e republicanos serão desafiados a trabalhar em conjunto é a questão da redução da dívida e do déficit.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCrises em empresasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Deixem o canal': panamenhos protestam contra Trump em frente à embaixada dos EUA

Congresso do Peru investiga escândalo por suposta rede de prostituição internacional

Torre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados