Mundo

56 jornais publicam hoje mesmo editorial

Para marcar o início da COP-15, a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, 56 jornais do mundo publicaram hoje o mesmo editorial

56 jornais publicam hoje mesmo editorial

56 jornais publicam hoje mesmo editorial

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

No Brasil, os jornais Zero Hora  e Diário Catarinense aderiram ao protesto de "falar com uma só voz, por meio do mesmo editorial". Somente mais um jornal da América do Sul, o Diario Clarín, da Argentina, aderiu também.

O segundo parágrafo do texto explica a decisão dos veículos: "Se não nos unirmos para tomar uma ação decisiva, as mudanças climáticas devastarão nosso planeta, acabando também com nossa prosperidade e nossa segurança".

O texto publicado em 44 países continua com as evidências da ação do homem no planeta, fala sobre as polêmicas da conferência e termina com um apelo: "Os políticos em Copenhague têm o poder de moldar o julgamento da História sobre esta geração: uma geração que viu um desafio e o encarou, ou uma geração tão estúpida, que viu o desastre chegando mas não fez nada para evitá-lo. Imploramos que façam a escolha certa".

Na Ásia e Oriente Médio, 16 publicações de 13 países estamparam o editorial. Já na Europa, foram 20 veículos de 17 países. Na África, foram 11 jornais de oito países; das Américas do Norte e Central, apenas seis jornais de cinco países participaram.

Veja abaixo a lista dos veículos:

Ásia e Oriente:da China, Economic Observer e Southern Metropolitan; de Taiwan, CommonWealth Magazine; da Coréia do Sul, Joongang Ilbo; do Vietnã, Tuoitre; de Brunei, Brunei Times,; da Indonésia, Jakarta Globe; do Cambija, Cambodia Daily; da Índia, The Hindu; de Bagladesh,The Daily Star; do Paquistão, The News e Daily Times; de Dubai, Gulf News; do Líbano, An Nahar; do Qatar, Gulf Times; e de Israel, Maariv.

Europa: da Alemanha, Süddeutsche Zeitung; da Polônia, Gazeta Wyborcza; da Áustria, Der Standard; da Eslovênia, Delo e Vecer; da Dinamarca, Dagbladet Information e Politiken; da Noruega, Dagbladet; do Reino Unidos, The Guardian; da França, Le Monde e Libération; da Itália, La Repubblica; da Espanha, El Pais; da Holanda, De Volkskrant; da Grécia, Kathimerini; de Portugal, Publico; da Turquia, Hurriyet, da Rússia, Novaya Gazeta; da Irlanda, Irish Times; da Suíça, Le Temps.

África: do Quênia, The Star; de Uganda, Daily Monitor e The New Vision; do Zimbábue, Zimbabwe Independent; de Ruanda, The New Times; da Tanzânia, The Citizen; do Egito, Al Shorouk; de Botsuana, Botswana Guardian; da África do Sul, Mail & Guardian, Business Day e Cape Argus.

AMérica do Norte e Central: do Canadá, Toronto Star, dos Estados Unidos, Miami Herald e El Nuevo Herald; da Jamaica, Jamaica Observer; da Nicarágua, La Brujula Semanal,; do México, El Universal

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Boris Johnson comparece a Milwaukee para expressar apoio a Trump: "Está em ótima forma"

Primeiro-ministro japonês pede desculpas por esterilização forçada de milhares de pessoas no país

Argentina obtém 1º superávit financeiro semestral desde 2008

Diplomata da norte-coreano em Cuba foge para Coreia do Sul

Mais na Exame