16 fotos premiadas que mostram o drama dos refugiados
A crise dos refugiados foi tema central no Prêmio Pulitzer 2016. Veja algumas das fotos vencedoras da maior honraria do jornalismo internacional
Gabriela Ruic
Publicado em 19 de abril de 2016 às 14h40.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h16.
São Paulo – O Prêmio Pulitzer, maior honraria do jornalismo internacional, anunciou seus vencedores no início desta semana e trouxe a crise dos refugiados para o centro das atenções de uma de suas mais consagradas categorias, a “Fotojornalismo”. A situação dessas pessoas parece não melhorar. Se antes conseguiam entrar com relativa tranquilidade nos países europeus, agora os refugiados enfrentam a política de deportação firmada entre União Europeia e Turquia. Entre as crianças refugiadas, o cenário é ainda pior. Nesta semana, a Alemanha revelou que quase 8 mil menores desacompanhados foram registrados como desaparecidos. Teme-se que tenham sido forçados a entrar numa vida de prostituição e exploração. A maioria dessas pessoas vêm de países como Síria e Iraque, devastados por guerras e pelo problema da atividade terrorista do grupo extremista Estado Islâmico . Para tentar sobreviver, deixam tudo para trás em busca de uma nova vida em solo europeu. Arriscam-se por fronteiras terrestres ou embarcações precárias via Mar Mediterrâneo. Só em 2016, 179 mil pessoas atravessaram o mar em direção à Europa e 737 mortes foram registradas, revelaram números atualizados da Organização Mundial para Migração (IOM). Em 2015, o total de refugiados que realizaram essa jornada entre janeiro e abril foi de 23 mil. Prêmio Pulitzer Neste ano, esse prêmio na categoria “ Fotojornalismo ” foi dividido pelas equipes da agência de notícias Reuters e do jornal americano The New York Times. A equipe da Reuters acompanhou grupos de refugiados pelas fronteiras europeias e o trabalho foi elogiado pela força e identidade de cada imagem registrada. Já a equipe do NYT recebeu o prêmio por ter retratado com fidelidade a determinação dos refugiados e os perigos das suas jornadas. No site do Prêmio Pulitzer, é possível conferir todas as fotografias premiadas na edição 2016 da honraria. Nesta galeria, EXAME.com apresenta algumas delas. E fica o alerta: as imagens são fortes.
Foto de Yannis Behrakis, da Reuters, registrada entre a Turquia e a Grécia em agosto de 2015.
Foto de Yannis Behrakis registrada em Lesbos, Grécia, em setembro do ano passado.
O corpo de um refugiado não identificado é fotografado na costa de Lesbos, na Grécia, depois de ter sido levado à praia pela maré do Mar Mediterrâneo. Foto de Alkis Konstantinidis
Imagem de Alkis Konstantinidis mostra um refugiado sírio tentando nadar em direção à costa de Lesbos, na Grécia, depois de seu bote ter naufragado a 100 metros da praia.
Na Eslovênia, refugiados caminham nos arredores de Brezice, Foto registrada por Srdjan Zivulovic, da Reuters.
De acordo com a Reuters, o homem que se vê dentro do ônibus chegou à capital grega Atenas em uma embarcação que transportava 2.500 refugiados que desembarcaram na ilha de Lesbos em outubro do ano passado. Foto de Yannis Behrakis.
Senhora palestina de 70 anos que vivia em Aleppo, Síria, é fotografada na ilha de Kos, na Grécia depois de atravessar do Mar Egeu, na Turquia. Foto registrada por Yannis Behrakis em agosto do ano passado.
Homem salta de embarcação lotada para a praia na ilha de Lesbos, na Grécia, em outubro do ano passado. A foto é de Yannis Behrakis.
Policial da Macedônia levanta o cassetete em direção aos refugiados para impedir que ultrapassem a fronteira com a Grécia. Foto de Alexandros Avramidis registrada em agosto do ano passado.
Refugiados sírios entram na Hungria via Sérvia e se arriscam embaixo de arames farpados que delimitam as fronteiras entre os países. Foto registrada por Bernadett Szabo em agosto do ano passado.
Refugiado sírio tenta respirar no meio da multidão enquanto aguarda para ser registrado em Kos, na Grécia. Foto de Alkis Konstantinidis capturada no ano passado.
Refugiados caminham pela lama na fronteira entre a Grécia e a Macedônia. Foto de Yannis Behrakis registrada em setembro de 2015.
Policial tenta impedir que homem entre em um trem pela janela na Macedônia. Foto de Stoyan Nenov registrada em agosto de 2015.
Refugiados imploram a policial da Macedônia que os deixem atravessar a fronteira da Grécia durante uma tempestade. A imagem é de Yannis Behrakis e foi registrada em setembro do ano passado.
Refugiados são guiados por policiais alemães para um centro de registros na cidade de Passau. Esse grupo, revela a Reuters, teria chegado em solo alemão pela fronteira com a Áustria. A imagem é de Michael Dalder e foi capturada em outubro do ano passado.
Mais lidas
Mais de Mundo
Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chipsBiden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétuaCorte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleiçõesTerremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba