13 edifícios já levam selo ecológico AQUA
Reconhecido internacionalmente, o Processo AQUA é primeiro selo ecológico do país para empreendimentos imobiliários
Gabriela Ruic
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
A certificação sustentável de construções e edifícios já é uma realidade em países como a França e começa a ser difundida no Brasil. Denominado de Processo AQUA, o selo é o primeiro atestado de qualidade ambiental de obras, em vigor no país, totalmente adaptado a realidade brasileira e reconhecido pela SBAlliance, rede internacional de sustentabilidade. O certificado visa analisar e comprovar a qualidade e desempenho ambiental de uma construção. No Brasil 13 edifícios já são devidamente reconhecidos e existem 21 processos em andamento, entre eles escolas, hotéis e prédios habitacionais.
O certificado foi lançado em 2008, numa parceria entre a Fundação Vanzolini, que há mais de 15 anos atesta sistemas de gestão na construção civil, e a entidade francesa Qualitel, criada na década de 70 pelo Ministério da Habitação para promover a qualidade e sustentabilidade de edifícios. Na França, os selos sustentáveis emitidos pela Qualitel , vigoram em, pelo menos, 2 milhões de habitações e suas análises vão além da sustentabilidade ecológica. "Trabalhamos com três conceitos principais de sustentabilidade: ambiental, o econômico e o social", explica Ana Cunha, responsável pelo desenvolvimento internacional do organismo francês.
Processo de certificação
O processo de certificação de um edifício começa no momento em que seu projeto de construção é definido, sendo então dividido em três fases: programa, concepção e realização. Ao fim de cada uma destas etapas, o empreendedor deve realizar uma auto-avaliação do projeto e apresentá-la a um auditor da Fundação Vanzolini.
A auditoria é realizada presencialmente e, ao fim de cada uma destas fases, é emitido um certificado que atesta que a obra esta em acordo com as 14 categorias que integram o conceito de Qualidade Ambiental do Edifício (QAE). Os critérios analisados vão desde a escolha de produtos, sistemas e processos construtivos, a qualidade sanitária do ar e da água, o conforto higrotérmico dos ambientes, a gestão da água, energia e resíduos de uso e operação do edifício. Para que o edifício seja aprovado, é necessário que obtenha o conceito "excelente", em pelo menos 3 categorias do QAE, "superior" em 4 e "bom" nas outras 7.
Uma vez comprovado que a construção atende todas as exigências apontadas pelo referencial técnico estipulado pelo Processo AQUA, o empreendimento recebe então, em até 30 dias, o certificado de construção sustentável.