10 lugares que os EUA recomendam você não visitar
A CIA e o Departamento de Defesa dos EUA frequentemente atualizam a sua lista de alertas e avisos de perigo sobre destinos de viagem; conheça alguns casos
Guilherme Dearo
Publicado em 20 de julho de 2014 às 08h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h07.
São Paulo - Com a crise na Ucrânia e o recente ataque ao Boeing 777 da Malaysia Airlines, diversas companhias aéreas anunciaram que não voarão, por enquanto, sobre solo ucraniano. Em abril, a Federal Aviation Administration (FAA), órgão que controla a aviação nos EUA, já proibira o voo em certas regiões da Ucrânia, por exemplo. Além da FAA observar certas rotas de voo perigosas, a CIA e o Departamento de Defesa dos EUA frequentemente atualizam a sua lista de alertas e avisos de perigo sobre destinos de viagem. Com base em acontecimentos em desenvolvimento que podem colocar em perigo a integridade dos seus cidadãos, os EUA não recomendam a visita a diversos países. Há dois tipos de avisos: os Travel Alerts e os Travel Warnings. Travel Warning se refere a avisos de perigo de situações mais prolongadas, quando o país há muito tempo passa por problemas e apresenta perigo de uma forma geral. É o caso, por exemplo, para viagens ao Iraque e ao Sudão do Sul . Já o Travel Alert se refere a acontecimentos recentes de curta duração. Pode ser um desastre natural, um ataque terrorista , uma onda de protestos. É o caso recente da Ucrânia. Só em 2014, o governo americano emitiu 37 alertas e avisos. Conheça a seguir 10 destinos que não são recomendados pelos EUA:
Último alerta emitido: 24/6/2014 (Warning) Por quê: A taxa de criminalidade continua alta, em uma situação crítica; governo hondurenho não tem recursos suficientes para lidar com casos de roubos e violência; desde 2010 Honduras tem a maior taxa de assassinatos do mundo (75.6 por 100 mil pessoas em 2013)
Último alerta emitido: 16/6/2014 (Warning) Por quê: Só viajar ao Iraque em casos essenciais; visitar o país é algo extremamente perigoso; cidadãos americanos no Iraque correm alto risco de serem sequestrados ou sofrerem atentados terroristas; ataques terroristas são frequentes em espaços públicos como cafés, mercados e vias públicas; perigo de áreas dominadas pelo EIIL e pela Al Qaeda.
Último alerta emitido: 12/6/2014 (Alert) Por quê: governo americano alerta para aumento da tensão nas regiões de fronteira com a Ucrânia; potencial de conflito entre forças ucranianas e milícias pró-Rússia; não há perigo específico para cidadãos americanos, mas se deve ter cautela em cidades como Bryansk, Kursk, Belgorod e Voronezh.
Último alerta emitido: 5/6/2014 (Warning) Por quê: risco de viagem por conta da escalada de violência e instabilidade política; conflitos continuam a ocorrer entre milícias pró-Rússia e soldados ucranianos; a Rússia continua a ocupar militarmente a Crimeia; não é recomendado viajar na região de fronteira e no leste, como Donetsk e Luhansk; há casos de sequestros na região, inclusive de cidadãos americanos.
Último alerta emitido: 4/6/2014 (Warning) Por quê: apesar de milhares de visitas sem problemas, a escalada da violência no país preocupa, inclusive na capital Caracas; protestos se tornaram frequentes desde fevereiro de 2014 e podem representar risco; há casos de mortes nos protestos; o crime continua alto na capital e em outras cidades, com altas taxas de roubos e homicídios.
Último alerta emitido: 20/5/2014 (Warning) Por quê: governo não recomenda nenhuma visita ao país; visitantes podem ser alvos de prisões arbitrárias e detenções; há casos de cidadãos americanos presos por autoridades norte-coreanas, mesmo entrando legalmente no país.
Último alerta emitido: 5/5/2014 (Warning) Por quê: o governo não recomenda nenhuma visita ao país; e qualquer cidadão americano em solo sírio deve partir o quanto antes; a situação permanece crítica com a guerra civil e a presença de grupos terroristas; há inúmeros casos de ataques a bomba, sequestros e assassinatos; nenhuma região da Síria é considerada segura.
Último alerta emitido: 14/4/2014 (Warning) Por quê: milhares de cidadãos visitam a Colômbia com segurança, mas há riscos por conta da presença do narcotráfico; há riscos de explosões a bomba e outras atentados; as taxas de roubo e assassinatos continuam muito altas.
Último alerta emitido: 12/3/2014 (Warning) Por quê: cidadãos devem tomar cuidado ao visitar o Haiti; há falta de infraestrutura e situações críticas de pobreza; há casos de violência e crime, como sequestros e roubos na capital Porto Príncipe e em áreas rurais.