10 fotos que rodaram o mundo em 2012
De capa polêmica da revista Time, até imagens da vitória de Obama, uma série de imagens marcou o ano
Da Redação
Publicado em 6 de dezembro de 2012 às 05h24.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h12.
São Paulo – Em algumas ocasiões, ela é o registro de um momento importante. Em outras, ela é pensada para ilustrar algo da melhor maneira possível. De qualquer maneira, algumas fotos trazem por si só grandes mensagens. Quando isso acontece, elas acabam rodando o mundo. Neste ano, algumas fotos atravessaram o globo e fizeram sucesso nos jornais, sites e redes sociais. Confira ao lado algumas das imagens que rodaram o globo em 2012.
Após ter a reeleição confirmada no início de novembro, a página da campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, publicou uma foto do político abraçando sua esposa, Michelle Obama. Com menos de 24 horas, a foto já tinha mais de 3 milhões de “likes” e virou a imagem mais “curtida” da história do Facebook.
Em Nova York, um policial viu um mendigo descalço e comprou um par de botas para ele. O gesto, que aconteceu na Times Square, foi flagrado por uma pessoa, que conseguiu fotografar o momento em que o oficial calçava os sapatos no morador de rua. A imagem foi divulgada na página do Facebook da polícia nova-iorquina.
Após sofrer um atentado de talibãs, a jovem Malala Yousafzai começou a se recuperar e o hospital Queen Elizabeth, na Inglaterra, divulgou a primeira imagem da jovem acordada ao lado de seu pai e seus irmãos. Malala é uma defensora dos direitos das mulheres à educação, conhecida por denunciar atos de violência cometidos pelos talibãs.
Em maio deste ano, a revista ''Time'' causou polêmica com sua capa. A reportagem falava sobre amamentação, mas não foi o tema que mais chamou a atenção do mundo. A revista usou o título ''Você é mãe o suficiente?'' e ilustrou sua capa com a imagem de uma mãe amamentando seu filho de três anos.
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou no final de novembro a resolução que reconhece a Autoridade Nacional Palestina (ANP) como um Estado observador não-membro. Na imagem ao lado, o presidente palestino, Mahmoud Abbas (centro), comemora a vitória na organização.
Em fevereiro, no Egito, uma briga entre torcedores dos times de futebol Al Ahly e Al Masry terminou com a morte de mais de 70 pessoas. A confusão começou quando cerca de 13 mil torcedores do Al Masry, time da casa, invadiram o gramado após a vitória por 3 a 1 sobre o rival. A imagem mostra os jogadores do Al Ahaly deixando o campo.
Em uma das primeiras disputas das Olimpíadas de Londres, uma imagem registrou uma das principais gafes dos jogos. Na estreia da seleção de futebol feminino da Coreia do Norte, a organização dos jogos usou a imagem da bandeira da Coreia do Sul, país que vive em conflito com o vizinho, para apresentar as jogadoras. As esportistas se recusaram entrar em campo e o início do jogo contra a Colômbia atrasou em mais de uma hora. A imagem ao lado mostra um membro da delegação da Coreia do Norte que reclama de bandeira errada.
A troca de bandeiras entre Coreia do Norte e Coreia do Sul não foi o único “erro olímpico” registrado em imagens. A sul-coreana Shin A-lam foi eliminada da competição por uma decisão polêmica. Após a decisão, a esgrimista se sentou na pista e chorou por uma hora.
O site TMZ publicou fotos do príncipe Harry nu. As imagens foram feitas durante uma festa que Harry participou em viagem para Las Vegas, nos Estados Unidos. As fotos foram reproduzidas por uma série de veículos, inclusive na Inglaterra. Poucos dias depois, outras fotos sobre o caso ganharam repercussão mundial. Mas dessa vez, foi de uma série de pessoas que, em apoio ao príncipe, postaram fotos nuas no Facebook.
O navio Costa Concordia passou por um acidente que matou mais de 30 pessoas no início do ano. Diversas imagens da embarcação “encalhada” na Itália rodaram o mundo.
Mais lidas
Mais de Mundo
Quem é Pierre Poilievre, opositor de Trudeau que busca liderar Canadá após renúncia de premierEm resposta a Trump: rei da Dinamarca atualiza brasão real com destaque para a GroenlândiaPorto Rico, Havaí, Alasca e Flórida: quanto os EUA pagaram por territórios anexadosTrudeau responde Trump e diz que Canadá 'jamais' será parte dos Estados Unidos