Yahoo!: duas violações de dados divulgadas neste ano (Karen Bleier/AFP)
Rita Azevedo
Publicado em 15 de dezembro de 2016 às 15h30.
Última atualização em 15 de dezembro de 2016 às 16h05.
São Paulo — A semana não é das melhores para o Yahoo!. Ontem, a companhia informou que foram roubadas informações de mais de 1 bilhão de contas no que parece ser o maior ataque hacker realizado contra uma empresa. O caso aconteceu em agosto de 2013, mas só foi descoberto recentemente.
É a segunda vez no ano que o Yahoo! divulga o roubo de dados. Há três meses, a companhia anunciou um ataque que afetou 500 milhões de usuários. Em ambos os casos, foram roubadas senhas, números de telefone e emails.
A notícia mexeu com o humor do mercado e fez com que as ações despencassem mais de 5% no pregão desta quinta-feira (15). Os papéis chegaram a ser negociados a 38,30 dólares cada um, na mínima no dia.
Além do próprio vazamento de informações — cujo autor ainda não foi identificado — os investidores se preocupam com a possibilidade da Verizon desistir da compra do Yahoo!.
Em julho deste ano, a maior operadora de telecomunicações dos EUA ofertou 4,8 bilhões de dólares para adquirir os ativos do Yahoo. De acordo com a Bloomberg, a Verizon estuda o fim do contrato ou a redução do valor a ser pago.