Mercados

Dólar sobe seguindo exterior antes de ação do BC

Às 11:00, o dólar avançava 0,20 por cento, a 3,8599 reais na venda

O dólar operava em alta nesta sexta-feira (Osman Orsal/Reuters)

O dólar operava em alta nesta sexta-feira (Osman Orsal/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 21 de dezembro de 2018 às 11h20.

São Paulo - O dólar operava em alta nesta sexta-feira, acompanhando a recuperação da moeda norte-americana no exterior com operadores cautelosos diante da ameaça de paralisação parcial do governo dos Estados Unidos, em dia de nova atuação do Banco Central no mercado.

Às 11:00, o dólar avançava 0,20 por cento, a 3,8599 reais na venda. Na mínima, a moeda foi a 3,8443 reais e na máxima, 3,8747 reais. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,5 por cento.

"O exterior está fazendo bastante preço, o dólar lá fora bem forte, mais forte do que ontem e o dólar aqui vai respondendo à pressão", disse Ricardo Gomes da Silva Filho, operador de câmbio da Correparti Corretora.

"A tendência do mercado é ficar até um certo ponto lateral, sem expectativas de mudanças de patamar no dólar, ainda mais com o BC entrando com leilão de linha novamente e estabelecendo teto para o dólar por aqui."

O BC realiza nesta sessão o quinto leilão de venda de dólares com compromisso de recompra em dezembro, no valor de 1 bilhão de dólares, para prover liquidez aos agentes durante tradicional período de saída de recursos do país no fim do ano.

A autoridade monetária também realiza nesta sessão o último leilão, de até 13,835 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de janeiro, no total de 10,373 bilhões de dólares. Se vender a oferta integral, terá concluído a rolagem do mês que vem.

No exterior, o índice do dólar contra a cesta de seis outras principais divisas globais avançava. A moeda norte-americana também ganhava força contra divisas emergentes como o peso mexicano e a lira turca.

O financiamento de agências governamentais dos Estados Unidos corre o risco de ser interrompido por uma disputa orçamentária envolvendo o presidente Donald Trump e republicanos da Câmara dos Deputados contra democratas devido à aprovação de recursos para construção de um muro na fronteira com o México.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarBanco Central

Mais de Mercados

Sparta: queda de juros impacta fundos de infra e dinâmica de incentivados

Natural que retirem isenção de incentivados, diz diretor da ARX

Crédito privado será contaminado pela política, diz gestor da AZ Quest

Ibovespa fecha abaixo dos 189 mil pontos e tem pior semana do ano