Ibope corrige: 19% da classe C planeja comprar imóvel
Ao contrário do informado pelo Ibope Mídia, 19% da classe C brasileira planejava comprar um imóvel - e não 37%
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.
São Paulo - A apresentação da pesquisa sobre a classe C, divulgada ontem (terça-feira, 5 de outubro) pelo Ibope Mídia, trazia uma incorreção sobre a porcentagem de pessoas que planejavam comprar um imóvel nos próximos meses. Ao contrário do informado pelo Ibope Mídia, 19% da classe C brasileira planejava comprar um imóvel - e não 37%. Segue novamente a nota, corrigida:
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Ibope Mídia mostra que 19% da classe C brasileira planeja comprar um imóvel nos próximos 6 meses. O levantamento, feito nas maiores regiões metropolitanas do País, mostra ainda que cerca de 9,5 milhões de pessoas que fazem parte desta classe planejam comprar um automóvel - novo ou usado - nos próximos 12 meses.
A pesquisa ouviu cerca de 20 mil pessoas com mais de 12 anos e que estão incluídas na faixa de renda entre R$ 600 e R$ 2.099 - considerada a classe C ou a nova classe média do Brasil. A classe C representa, atualmente, mais da metade da população brasileira. Os dados se referem ao ano de 2009.
De acordo com o Ibope Mídia, 61% das pessoas da classe C declararam não gostar de ter dívidas, enquanto 39% afirmaram não saber nada sobre investimentos e finanças. Em relação à economia esta nova classe média demonstra otimismo.
Conforme os dados do Ibope Mídia, 40% das pessoas declararam, em 2005, estar melhor que no ano anterior. Já em 2009 o porcentual era maior, de 50%. Em 2005, 74% das pessoas estavam otimistas com o próximo ano. Em 2009, o porcentual atingiu 84%.
Leia mais notícias sobre a classe C
Siga as últimas notícias deEconomia no Twitter