Como declarar fundos imobiliários no Imposto de Renda 2022
No programa semanal FIIs em EXAME desta semana, o professor Arthur Vieira de Moraes explicou o passo a passo para declarar o ativo e seus rendimentos
Da Redação
Publicado em 12 de março de 2022 às 08h05.
Última atualização em 12 de março de 2022 às 09h22.
Quem investe em fundos imobiliários (FIIs) precisar declarar os ativos e os rendimentos no Imposto de Renda 2022. O período para acertar as contas com o Leão começou no dia 7 de março e seguirá até o dia 29 de abril.
Quem investiu em FIIs no ano passado deverá declarar a propriedade de cotas, valores recebidos como rendimentos, valores em trânsito, resultado de operações, reembolso de rendimentos, IRRF(imposto sobre a renda retido na fonte) em caso de aluguel de cotas e IRRF em caso de amortização total (resgate).
Antes de começar a declarar, é fundamental reunir todas as informações. Tenha em mãos: os valores de compra e renda das cotas, resultados das operações (lucro ou prejuízo), informe de rendimentos e outros recebimentos caso tenham ocorrido amortização, direitos e aluguel de cotas.
O professor Arthur Vieira de Moraes, especialista em FIIs da EXAME Academy, destacou no programa ao vivo desta sexta-feira, dia 11, as informações no informe de rendimento. O contribuinte encontrará o CNPJ da fonte pagadora, a quantidade de cotas, os valores recebidos de rendimentos e de amortização e créditos em trânsito.
Descubra o passo a passo para obter uma renda extra com Fundos Imobiliários por toda a vida
O professor explicou que não consta do informe de rendimentos o preço de compra das cotas, lucro e prejuízo. Esses valores devem ser anotados pelo contribuinte durante o ano para controle. “Se você não anotou e não sabe de cabeça, procure os valores na nota de corretagem. Vá ao site da corretora, entre no sistema e baixe as notas.”
Como declarar fundos imobiliários no Imposto de Renda 2021: passo a passo
O professor Arthur Vieira de Moraes, especialista em FIIs da EXAME Academy, preparou um tutorial com as telas do programa da Receita Federal. Assista ao vídeo: