Marketing

Varejo corta preços de eletrônicos em até 80% hoje

Onda de ofertas é motivada pela Black Friday, tradicional data de descontos do mercado americano

Data de vendas acontece pelo segundo ano seguido no Brasil
 (Wikimedia Commons)

Data de vendas acontece pelo segundo ano seguido no Brasil (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2011 às 14h18.

São Paulo - Desde o início do dia, grandes lojas de e-commerce e o varejo físico de eletrônicos no Brasil promove uma série de ofertas que permite comprar livros, computadores, máquinas fotográficas, calçados e tablets por preços até 80% menores que os praticados regularmente.

A onda de ofertas é motivada pela Black Friday, tradicional data de descontos do mercado americano que, pelo segundo ano consecutivo, mobiliza grandes empresas nacionais a rebaixar seus preços por 24 horas.

Este ano, lojas como a Americanas.com, Submarino, Carrefour, Netshoes, Extra, Walmart, Brastemp, Extra, Saraiva, Comprafácil, Dell e Ponto Frio publicaram uma série de ofertas na web e praticam preços reduzidos no varejo físico.

O Submarino, por exemplo, oferece descontos de até 80% em livros, CDs e DVDs, além de frete grátis para compra de alguns produtos com preço superior a 29 reais. No site da calçadista Netshoes, é possível comprar tênis com descontos que chegam a 60% do valor praticado normalmente.

Na rede de supermercados Carrefour, itens como eletrônicos, móveis, telefonia, produtos de beleza, saúde e perfumaria são vendidos com preços até 50% reduzidos. A maior parte das grandes lojas explora, hoje, o Twitter e o Facebook para divulgar ofertas. O termo “blackfriday” está no trending topics do Twitter hoje no Brasil e no mundo.

Companhias tradicionalmente resistentes a ofertas e descontos, como a Apple, autorizou seus revendedores no Brasil, como Fnac, MyStore e Extra a oferecer pequenas reduções nos preços de iGadgets. Os modelos de iPad 2, por exemplo, podem ser encontrados com 131 reais de desconto em alguns pontos de venda. O iPhone Touch recebeu desconto de 81 reais. Os computadores das linhas Macbook Pro e iMac recebem hoje cortes de 381 reais nos preços de etiqueta.

Uma alternativa para buscar as promoções é o site Busca Descontos. O portal reúne cupons de descontos dos principais varejistas do Brasil e é hoje o 3º maior gerador de vendas do e-commerce no país. De acordo com o próprio Busca Descontos, a Black Friday tornou-se um evento relevante para o consumidor, apesar de acontecer apenas pelo segundo ano no Brasil. Em 2010, por exemplo, o portal registrou vendas de três milhões de reais em um único dia.

Nos Estados Unidos, a expectativa dos analistas financeiros é que o dia de ofertas gere 648 milhões de dólares em vendas, apesar do cenário de crise e recessão que afeta o consumo local.

Acompanhe tudo sobre:Black FridayConsumidorese-commerceLiquidaçõesPromoções

Mais de Marketing

Como as empresas de mídia estão tentando atrair novos anunciantes

Black Friday 2024: quanto tempo duram os descontos?

Burger King envia Pix para milhões de consumidores em ação de Black Friday

The Town 2025: Eisenbahn substitui Heineken como cerveja oficial do festival em São Paulo