Marketing

Patrocínio movimenta R$ 3,2 bilhões ao ano

Pesquisa da Ipsos-Opinion avalia percepção do patrocínio pelas classes C e D e verifica que para 64% dos entrevistados as ações na área de esportes são mais facilmente identificadas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h54.

Os investimentos das empresas em ações esportivas, sociais, culturais e ambientais já atingiram quase 8% do orçamento de comunicação das empresas brasileiras. Isso equivale a 3,2 bilhões de reais ao ano. O dado foi divulgado na abertura da terceira edição da fórum "Com:Atitude", sobre comunicação institucional e mercadológica, promovido pela Articultura e pela revista Meio & Mensagem.

Segundo pesquisa do instituto Ipsos-Opinion sobre a reação dos consumidores de baixa renda às ações de patrocínio, para 72% dos entrevistados das classes C e D o principal interesse das empresas com as iniciativas é divulgar a marca, o que não impede que 73% reconheçam "benefícios coletivos" na atitude social dessas empresas. Foram entrevistadas 600 pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

Para 64% dos entrevistados, o patrocínio esportivo é mais facilmente identificado, enquanto 36% declaram maior percepção dos patrocínio a projetos culturais. Apesar da percepção do apoio empresarial a atividades esportivas ser maior, 63% dos entrevistados dizem ser mais importante investir na preservação ambiental. Os que valorizam mais projetos esportivos são 31% dos entrevistados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Marketing

Com Wagner Moura, Elo reforça brasilidade como estratégia de marca

Com Tânia Maria, Burger King entra no clima do Globo de Ouro

Startup cria IA que promete reduzir carrinho abandonado na compra online

'A Empregada': como creators transformaram livros em sucesso de bilheteria