Os 10 melhores logos da história do Super Bowl
Especialista em logotipos da 99design aponta quais foram os principais símbolos do campeonato de futebol americano em seus 50 anos de existência
Tatiana Vaz
Publicado em 7 de fevereiro de 2016 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h20.
São Paulo – Metade da audiência televisiva dos Estados Unidos, quase 1 bilhão de espectadores no mundo inteiro e US$ 9 bilhões em faturamento. Os números do Super Bowl , a final da liga do futebol americano , impressionam. Trata-se do maior ícone do marketing esportivo mundial que envolve muita emoção – e dinheiro – para uma única noite. Não à toa, o logotipo é muito bem elaborado para que possa transmitir toda a força e história do campeonato em uma única imagem. O campeonato, que este ano estará na 50ª edição, já foi representado com tipografias, símbolos e cores variadas. A designer Jessica Sillers, da 99 designs, apontou os 10 melhores de todos os tempos na sua opinião e explicou o motivo. Confira a seguir:
Resultado: Baltimore Colts derrota Dallas Cowboys Este, segundo a designer, é um dos melhores logos vintages da história do Super Bowl, graças a sua tipografia que remete aos cartazes de néon e máquinas de fliperama, comuns nos anos 70.
Resultado: New Orleans Saints derrota Indianapolis Colts Os logotipos do Super Bowl frequentemente usam uma paleta patriótica, com vermelho, branco e azul. Este fez diferente e usou a cor laranja, além de ser um dos poucos a usar uma bola de futebol americano em sua composição.
Disputa: Denver Broncos x Carolina Panthers O troféu Vince Lombardi já tinha sido usado em um logotipo no Super Bowl XLV, em 2011, mas não em um contexto tão detalhado e simbólico como neste ano. Em comemoração aos 50 anos do campeonato, o troféu é o centro da atenção e aparece sobreposto ao número 50, enquanto este espelha a imagem do exterior do estádio cuidadosamente desenhada.
Resultado: Dallas Cowboys derrota o Buffalo Bills O estádio Rose Bowl, em Pasadena, Califórnia já sediou o Super Bowl várias vezes. Este elegante logotipo faz um ótimo trabalho ao homenagear tanto a localização quanto o evento. “As cores brilhantes e o estilo gráfico têm clara influência estéticas de décadas anteriores, lembrando o conhecido crânio com rosas do álbum Grateful Dead ou mesmo as tradicionais tatuagens de marinheiro”, afirma Jessica Sillers. Para ela, a tipografia usada para o "Super Bowl" é um pouco fina, dadas todos os outros elementos que competem por atenção. “Eu teria apreciado um pouco mais de dimensão, mas esses são problemas menores”, diz ela.
Resultado: Pittsburgh Steelers derrota Dallas Cowboys “O conceito para o logotipo de 1979 do Super Bow nos remete a idade de ouro dos jogos de videogame. Os pontos parecem o cruzamento entre Space Invaders (lançado 1978) e Pac Man (1980)”, afirma a especialista da 99designs. “Inclusive a divisão entre as cores cria visualmente duas "equipes", uma excelente descrição abstrata do jogo”, comenta Jéssica. “O numeral poderia ser um pouco menor, mas o espaço negativo ajuda e o impede de sobrecarregar o texto "Super Bowl" acima dele”.
Resultado: Pittsburgh Steelers derrota Seattle Seahawks “Um Super Bowl em Detroit merece um logotipo com alguns cavalos de potência. Cores patrióticas e fontes serifadas que lembram placas de carro fazem saltar toda a força-americana”, comenta a designer. Para ela, o desproporcional "XL" pode ser a mais brega das piadas visuais. “Mas por que usar algarismos romanos se você não pode se divertir com eles?”, afirma.
Resultado: Green Bay Packers derrota New England Patriots Historicamente os logotipos do Super Bowl têm sido uma ótima maneira de prestar homenagem à cidade sede. Este é um dos melhores. Um olhar rápido para este logo e você já sabe aonde foi o jogo. As cores do carnaval de Nova Orleans são divertidas e festivas, e eu adoro a forma como o título do Super Bowl toma o lugar de um rosto bobo da corte. Afinal, é um jogo, certo?
Resultado: Dallas Cowboys derrota Buffalo Bills Este logo foi outro excelente aceno para a cidade que sediou o grande jogo, na opinião da designer. “Um gordo pêssego da Geórgia simboliza tanto o estado quanto o estádio. A tipografia sem serifa dá um ar mais esportivo e os tamanhos do texto e dos números são um pouco mais equilibrada aqui do que no logotipo de Louisiana, colocando este à frente”, comenta Jéssica.
Resultado: St. Louis Rams derrota Tennessee Titans Para a especialista, o Super Bowl começou o novo milênio com um dos melhores logos de todos os tempos. Isso porque o escudo da NFL – vermelho, branco e azul – lembra que os EUA estão unidos no amor ao futebol.
“A paleta mínima e tipografia cool o mantêm clean e icónico, já o sombreamento reforça a sensação de profundidade”, comenta ela.
“A paleta mínima e tipografia cool o mantêm clean e icónico, já o sombreamento reforça a sensação de profundidade”, comenta ela.
Resultado: Washington Redskins derrota Buffalo Bills Para Jéssica, oO logotipo do Super Bowl de 1992 foi o que levou o troféu de melhor de todos os tempos. “Do esquema de cores às imagens, este logo grita América e futebol", comenta ela. "Vamos dividi-lo: como mencionei anteriormente, uma bola de futebol é uma escolha surpreendentemente rara em logos do Super Bowl, mas este dá um passo adiante e incorpora também a visão panorâmica de um estádio". As setas vermelhas abaixo da bola podem representar o movimento ou o troféu Lombardi, adicionando mais camadas de significado. “Finalmente, o designer fez um excelente trabalho de equilíbrio entre texto e números e escolheu uma tipografia forte para um esporte poderoso”, afirma a designer.
Mais lidas
Mais de Marketing
Creamy, marca de skincare, expande portfólio e entra no mercado de perfumesO que é preciso para ser um CMO nos dias de hoje? Philip Kotler responde à EXAMEApós vitória de Trump, empresas planejam retomar publicidade no XO que está por trás da escolha de Bia Souza, medalhista de ouro, como embaixadora da Neoenergia?