Exame Logo

As sacadas por trás dos nomes de 11 marcas de tecnologia

Conheça as histórias e ideias de onde saíram nomes como Samsung, Android, Nintendo, Apple e Sony

Android (osde8info/Flickr)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 10h01.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h47.

O sistema operacional massivamente usado pelo mundo hoje começou como uma pequena startup de Palo Alto, em 2003. À época, seu fundador, Andy Rubin, batizou a empresa motivado por sua grande paixão por robôs, seu principal hobby. Ele escolheu o tipo andróide, que tem aparência semelhante à humana, pensando em criar um logotipo simpático para a empresa. Quando o Google comprou a startup em 2005, manteve o nome da marca.
  • 2. Google

    2 /11(REUTERS/Mark Blinch)

  • Veja também

    A explicação já é famosa: a palavra "Google" veio de um termo matemático utilizado para representar o número 1 seguido de 100 zeros, o googol. A ideia era buscar algo que representasse uma quantidade imensurável de informação, e, dizem boatos, um erro de digitação gerou a diferença entre as duas palavras. A empresa nascida em 1998 na Universidade de Stanford nos Estados Unidos tinham o apelido de "BackRub" nos corredores da faculdade, antes da mudança de nome.
  • 3. Samsung

    3 /11(Reprodução)

  • A expressão 'samsung' significa "três estrelas" em coreano, e foi registrada como nome da empresa em 1938. Segundo o fundador Byung Lee, o número três representa algo "grande, numeroso e poderoso", enquanto a estrela evoca o conceito de eternidade. Um dos primeiros logotipos da empresa mostravam três estrelas brancas em fundo preto.
  • 4. Twitter

    4 /11(©AFP/Archivo / Nicholas Kamm)

    Tudo começou com um brainstorm entre os funcionários da Odeo, a startup de São Francisco de onde surgiu a rede social em 2006. A dianteira pára o batismo até então era "Status", mas nem todos gostaram do nome. A opção seguinte foi a palavra "Twitch", que significa tremor em inglês, e parecia se encaixar bem na tarefa de lembrar a vibração de um celular ao receber uma atualização. Foi do dicionario folheado no meio da reunião que surgiu "Twitter", ou "pio de ave", que se tornaria símbolo da empresa.
  • 5. Apple

    5 /11(Karen Bleier/AFP)

    A Apple acumulou algumas histórias não-oficiais ao redor do seu nome. Entre os rumores há a teoria de que Steve Jobs queria se distanciar da imagem fria, inacessível e complicada de outras empresas de tecnologia da época da fundação, em 1976. Outra vertente diz que Jobs fez uma homenagem aos Beatles, donos do selo Apple Records.
  • 6. Nokia

    6 /11(Feng Li/Getty Images)

    Fundada em 1965 por Frederik Idestam, a empresa recebeu esse nome para homenagear a pequena cidade finlandesa de Nokia. O município foi o endereço da sede da empresa em 1871. Hoje uma das líderes mundiais em vendas de celulares, a companhia fica sediada em Keilaniemi, distrito de Espoo, vizinho a Helsinki, capital da Finlândia.
  • 7. Toshiba

    7 /11(AFP)

    A marca é uma junção dos nomes dos fundadores Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho. Os japoneses criaram a empresa em 1939 e batizaram-na de Tokyo Shibaura Denki. Foi apenas em 1978 que ela mudou seu nome para Toshiba Corporation. A empresa fabricaria nos anos seguintes os primeiros radares, televisores e microondas do Japão.
  • 8. Nintendo

    8 /11(Kevork Djansezian/Getty Images)

    As três palavras "Nin" "ten" e "do" podem ser livremente traduzidas do japonês para "Deixe a sorte para o céu". A Nintendo foi criada por Fusajiro Yamauchi em 1889 e fabricava baralhos de cartas artesanais, parte deles com personagens de desenhos. Foi só após sua entrada no mercado de ações, em 1963, que a companhia passou a investir em jogos eletrônicos.
  • 9. Yahoo

    9 /11(Justin Sullivan/Getty Images)

    Ao contrário do que se imagina, o nome da empresa não veio da exclamação “Yahoo”, que em inglês pode significar comemoração ou alegria. Os fundadores Jerry Yang e David Filo escolheram a palavra por causa de uma influência literária: no livro de Jonathan Swift “As viagens de Gulliver”, os “Yahoos” aparecem como espécies de criaturas selvagens.
  • 10. BlackBerry

    10 /11(Valentin Flauraud/Reuters)

    Ao contrário da versão popular, os botões pretos que lembram sementes de framboesa não foram fonte de inspiração para o nome. Segundo o departamento de marketing da empresa, o veredito veio após pesquisas em busca de um nome que fosse divertido, fácil de lembrar e de ampla aceitação internacional. O logo que lembra a fruta veio mais tarde.
  • 11. Sony

    11 /11(Ian Waldie/Getty Images)

    Assim como os nomes de muitas gigantes da tecnologia, a Sony também encontrou a sua alcunha ideal na junção de duas palavras diferentes. A primeira é “Sonus”, palavra latina cujo significado é som. A outra é “Sonny”, maneira informal de se referir a algo no diminutivo.
  • Acompanhe tudo sobre:ImagemMarcas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame