Marketing

Você tem mais [1] matéria exclusiva para assinantes Exame este mês. Acesse sua conta gratuita para continuar lendo.

Vídeo da Vivo com "Tufão" não foi autorizado pela Globo

VML, agência responsável pela ação, tirou web filme do YouTube e do Facebook por determinação da emissora

Murilo Benício: ator interpretou personagem Tufão em comercial da Vivo (Reprodução)

Murilo Benício: ator interpretou personagem Tufão em comercial da Vivo (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2012 às 16h10.

São Paulo - O web filme lançado pela Vivo em que o ator Murilo Benício aparece interpretando o ex-jogador de futebol Tufão, da novela "Avenida Brasil", não foi autorizado pela rede Globo, que detém os direitos de imagem do personagem, segundo a emissora.

A peça publicitária, que havia sido publicada no perfil da Vivo no YouTube e divulgada na fan page da operadora no Facebook na última segunda-feira (8), foi retirada do ar depois que Globo acionou a Vivo e as agências VML e Y&R, do Grupo Newcomm, de Roberto Justus, exigindo o cancelamento da campanha.

Em nota oficial enviada por e-mail pela Central Globo de Comunicação, a Globo afirmou que a campanha "se apropriou, sem sua concordância, da imagem do personagem 'Tufão' e do universo da novela 'Avenida Brasil" e que, "além das notificações e de ir ao Conar, estuda uma ação de perdas e danos causados em razão da violação de seus direitos". 

"Além de aética, a Globo considera que essa ação é ilegal porque desrespeita deliberadamente os direitos autorais da obra e do personagem e os demais envolvidos na criação e produção da novela", diz o comunicado. 

O Grupo Newcomm assumiu a responsabilidade pela ação, informando que, de fato, os processos de aprovação de utilização de imagem "infelizmente não foram seguidos à risca", e que os criativos envolvidos equivocadamente acreditaram que, por se tratar de uma ação restrita à internet, esta dispensaria a aprovação formal.

Segundo a assessoria de comunicação da empresa, Roberto Justus se retratou pessoalmente perante a rede Globo. Além de ter retirado o vídeo dos canais oficiais da Vivo na internet tão logo a Globo entrou em contato, a empresa destaca que está empenhada em impedir a reprodução na web.

O Grupo afirmou ainda que "já reforçou os cuidados relacionados aos processos de veiculação das ações digitais e reafirma o seu compromisso de seguir os mais altos padrões éticos que regem o mercado".


Nas cenas do vídeo, o ator Murilo Benício aparecia interpretando o personagem Tufão, da novela Avenida Brasil, para destacar os benefícios da promoção Vivo Sempre Internet.

O comercial começava com o ex-jogador de futebol  contando que passou os últimos meses sendo o último a saber das coisas. Quando lamenta ter "arrumado coisa" para a sua cabeça, é interrompido por uma mensagem no celular, avisando que precisa ver as fotos anexas. Nessa hora, ele ri para a câmera  e afirma: essas fotos eu já vi.

Desde ontem, no entanto, quem procura pelo filme no perfil da Vivo no YouTube se depara com outro vídeo com o recado: "Procurando o vídeo da Vivo? Quem estava conectado viu", em uma clara mensagem relacionada ao comercial anterior.

Em sua fan page no Facebook, a marca também apagou o filme. No lugar, deixou a mensagem: "Quem viu, viu. Quem não viu, tá desconectado. Internet todo dia, pra você não perder nada".

Mesmo com a retirada do vídeo dos canais oficiais da Vivo, ainda é possível encontrá-lo no YouTube.

https://youtube.com/watch?v=L2AoL5-Fkas

Assista ao segundo filme, publicado após a retirada do original

https://youtube.com/watch?v=cak1EvKpBYs%3Flist%3DUUPN_tMDcDoQCxoP4fVkQAxw%26hl%3Dpt_BR

*Atualizada às 16h02min, com a nota de esclarecimento enviada à redação pela rede Globo.

Acompanhe tudo sobre:3GEmpresasEmpresas brasileirasGloboNovelasNovelas da GloboOperadoras de celularProgramas de TVServiçosTelecomunicaçõesTVVivo

Mais de Marketing

'Mil vídeos imperfeitos': veja como ele transformou seu restaurante em um íma de engajamento

Viajar de avião com Anitta no Carnaval? Essa é a nova ação de Beats; veja como participar

Clube CMO debate as tendências de consumo que vão definir o varejo em 2025

Duolingo anuncia que mascote 'morreu'; entenda