São Paulo - Fenômeno nos gramados há 18 anos, Ronaldo anuncia oficialmente o fim da sua carreira nesta segunda-feira (14). Aos 34 anos, o craque acumula uma fortuna pessoal estimada em R$ 1 bilhão, vinda em grande parte dos contratos de marketing assinados durante os anos de sucesso nos campos. Com a Ambev, primeira marca a associar sua imagem com o jogador, a parceria publicitária vem desde setembro 1994 - sem nunca ter sido interrompida -, quando Ronaldo explodiu no futebol ao levar o Cruzeiro à conquista do Campeonato Mineiro. Já com a Nike, Ronaldo mantém um contrato vitalício assinado quando ele tinha apenas 18 anos. Fora dos campos, o craque promove a linha de roupas casuais da marca. Outra que alcançou grande visibilidade associando-se ao jogador foi a Claro. Ronaldo usa inclusive o logotipo da marca em seu avatar no Twitter, ajudando a disseminar as ações da marca pela rede. Veja a seguir comerciais marcantes da carreira de Ronaldo.
Marca: Nike Ano: 2010 "Maior que tudo isso" - ou #maiorquetudoisso, na forma de uma hashtag para o Twitter - foi uma campanha lançada pela Nike em 2010, em apoio ao Corinthians, depois que o time não conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Segundo a F/Nazca, agência que criou o filme, a peça traz Ronaldo "dando a cara a tapa e encarando torcedores e adversários em silêncio, como forma de protesto."
Lançada em janeiro deste ano, a campanha da Claro, teve a assinatura “Recarga fenomenal. O difícil é não ganhar”. No filme, o craque brinca com uma bola no meio do campo. Em um chute, ele acerta o ângulo e espanta uma coruja, que, como na gíria, “mora” no espaço mais nobre da meta. A criação foi da criada pela F/Nazca S&S.
Primeiro comercial da série Brahmeiros, da cerveja Brahma, que envolveu o jogador. Patrocinadora de Ronaldo desde 1994, a marca gravou meses depois um segundo filme, abordando a luta da estrela do futebol para voltar aos gramados após as lesões sifridas no joelho.
Marca: Brahma (AmBev) Ano: 2009 Parte da campanha de marketing Brahmeiros, da Brahma, o comercial gravado com o jogador mostrou o seu esforço para voltar aos gramados, driblando contusões, cartolas e as opiniões de especialistas que o aconselhavam a se aposentar precocemente. A peça foi criada pela Africa.
Marca: Nike Ano: 1996 Criado pela agência agência Wieden + Kennedy para a Eurocopa de 1996, o comercial da Nike mostra um time formado por estrelas do futebol europeu jogando contra um time de monstros.
O filme chegou a ser banido dos cinemas dinamarqueses, além de criticado pela FIFA e o Comitê Olímpico Internacional.
8. Ronaldo copia o corte de cabelo de Cascãozoom_out_map
8/8
Marca: Guaraná Antarctica (AmBev) Ano: 2002
Filme em que o personagem “Cascão”, da turma da Mônica, diz para o jogador Ronaldo Nazário que seu corte de cabelo está igual ao dele.
Em parceria com a Azul, Ambev lança a experiência “esquenta nas alturas” para promover seu novo produto, Beats Red Mix, enquanto reforça sua presença no mercado de bebidas prontas para consumo
Lideranças do marketing se reuniram no primeiro Clube CMO de 2025 para discutir inovação no varejo, transformação digital e mudanças no comportamento do consumidor