Neymar em campanha contra ebola: iniciativa da Fifa, Banco Mundial e OMS (Divulgação)
Guilherme Dearo
Publicado em 18 de novembro de 2014 às 10h27.
São Paulo - Grandes astros do futebol se uniram em uma campanha contra a ebola nessa semana.
A iniciativa da Fifa "11 contra a ebola", em parceria com o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Confederação Africana de Futebol (CAF), traz Neymar, Cristiano Ronaldo, Didier Drogba, Philipp Lahm, Gareth Bale e Gérard Piqué, entre outros.
Ainda há um representante de Serra Leoa, um dos países mais afetados pela ebola: George Davies, que joga no Greuther Fürth, um time da segunda divisão alemã.
Os jogadores divulgam 11 conselhos para combater a epidemia com a ajuda de médicos. O slogan da campanha é Together, we can beat Ebola ("Juntos, nós podemos vencer a ebola").
Entre os conselhos, estão "Notifique sintomas e casos suspeitos", "Procure ajude médica imediatamente" e "Evite contato com animais selvagens e morcegos".
A campanha conta com vídeos, mensagens nas rádios, cartazes e mensagens nas redes sociais.
"Esperamos que o futebol possa ajudar com esta campanha contra o ebola que une o mundo para combater o vírus e ajudar as comunidades afetadas", disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter.
O chefe do departamento médico da Fifa, Jirí Dvorák, explicou de maneira simples o poder do futebol em momentos de crise como esse: "Quando o futebol fala, todo mundo escuta".
Já Neymar disse no lançamento da campanha: "É muito importante que nós passemos a mensagem correta para os afetados pelo surto de ebola. Esperamos que essa campanha positiva ajude as pessoas a entenderem o que é a ebola e assim reduzir as chances de contágio".
É possível ver aqui o cartaz com os 11 jogadores e conselhos.
Veja alguns dos vídeos:
Neymar
//www.youtube.com/embed/_EiVjDuZm6k?list=UUpcTrCXblq78GZrTUTLWeBw
Cristiano Ronaldo
//www.youtube.com/embed/c6Bb238YQlE?list=UUpcTrCXblq78GZrTUTLWeBw
Didier Drogba
//www.youtube.com/embed/qQqbS_P7sJg?list=UUpcTrCXblq78GZrTUTLWeBw