Nizan faz `cruzada´ global para promover País e negócios
Chairman do Grupo ABC teve semana agitada na Ásia e segue para os EUA, onde participa de eventos
Da Redação
Publicado em 16 de setembro de 2010 às 19h55.
São Paulo - Quando Nizan Guanaes fundou a Africa no Brasil, poucos imaginavam que o nome da agência premeditava o trabalho atual do executivo, que tem foco além das fronteiras do País. O próprio chairman do Grupo ABC se denomina um embaixador brasileiro. Mas o histórico de Nizan no mundo dos negócios dá razão para uma série de especulações sobre as reais intenções do executivo nas regiões onde ele tem passado com frequência.
Afinal, Nizan nunca escondeu seus objetivos de internacionalizar o Grupo ABC, missão que começou e ganhou corpo com a expansão de seus negócios para os EUA, onde fez aquisições de agências locais, como as da Califórnia "Dojo" e "Pereira & O'Dell" (esta última eleita a melhor agência digital da Califórnia).
Sem contar a força e projeção que o nome de Nizan ganhou mundo afora após suas investidas internacionais. Este ano, o jornal britânico "Financial Times" publicou um suplemento intitulado "The New Brazil", no qual destaca Nizan Guanaes como um dos empresários brasileiros mais influentes da atualidade, junto com Eike Batista, André Esteves, Carlos Nuzman e Edemir Pinto.
Depois que Nizan passou a presidência da Africa para os sócios Márcio Santoro e Sérgio Gordilho, no começo deste ano, sua agenda internacional só ficou mais movimentada.
Nesta semana e na próxima, o executivo está empenhado em um série de eventos de relevância global, que envolvem assuntos de cunho social, econômico e de comunicação - área que envolve os principais negócios do Grupo ABC. Nos dias 13 e 14, Nizan participou do World Economic Forum, que aconteceu na China. Em seguida, foi para Hong Kong, onde foi um dos palestrantes de evento do Financial Times (FT) sobre como investir no Brasil. No mês que vem, ele estará em outro evento do FT em Paris.
"Falar sobre o Brasil lá fora é uma das coisas que mais tenho feito; trabalho como se fosse um embaixador do País. O que procuro é sempre mostrar o potencial de crescimento e as várias áreas de oportunidade para investir. Um Brasil que, lá fora, nem todos conhecem", afirma Guanaes.
Por conta dessas viagens, o executivo concedeu entrevista para Rede CNN de TV na última semana, quando falou da relação comercial entre Brasil e China, que, segundo ele, são nações complementares nas áreas de commodities, tecnologias sustentáveis e inovação.
Nos dias 21, 22 e 23, acontece a sexta edição do Clinton Global Iniciative (CGI), evento organizado pelo ex-presidente do EUA Bill Clinton. Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo ABC é patrocinador do CGI. O evento debate assuntos como educação, energia e mudança climática, saúde global, fortalecimento econômico, além de reunir artistas, empresários, mobilizadores, chefes de Estado de todo o mundo.
Já na próxima quarta-feira (22), acontece a primeira reunião da ONU com a nova comissão que vai desenvolver a futura campanha anti-aids no mundo. Nizan, no entanto, deixa claro que foi convidado para o evento como um mobilizador, e não como publicitário. Da comissão participam personalidades mundiais, como Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile; Jacques Chirac, ex-presidente da França; Mohamed ElBaradei, Nobel da Paz; entre outros.
Na quinta-feira (23), serão realizados os eventos da ONG BrazilFoundation, que este ano tem Nizan como o chair do baile de gala para arrecadar fundos. O executivo transformou o que seria um evento em três: um baile de gala no Metropolitan; um almoço com os patrocinadores no Cipriani de Wall Street e um after party numa boate badalada de Nova York. "Ampliamos o evento e conseguimos vender todas as mesas. É um esforço altamente compensado e que só me dá orgulho", diz Nizan.
Leia mais notícias sobre publicidade e marketing