Marketing

Nike retira anúncio ambíguo com Oscar Pistorius do ar

Patrocinadoras do atleta, marca comparava o velocista à "uma bala no cano"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 08h32.

São Paulo - No mesmo dia em que a polícia sul-africana efetuou a prisão do atleta Oscar Pistorius,e subsequente acusação por assassinato, a Nike retirou do ar um anúncio ambíguo que usava a imagem do corredor.

Pistorius é suspeito de ter assassinado sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, encontrada nesta quinta-feira com quatro disparos na casa do esportista. 

O anúncio mostrava uma foto do atleta correndo na pista ao lado da frase "Eu sou uma bala no cano do revólver", numa alusão à sua velocidade que tornou-se de mau-gosto diante do contexto do suposto crime. A marca de artigos esportivos é uma das patrocinadoras de Pistorius.

Com próteses nas duas pernas, o corredor é conhecido por ser o primeiro atleta deficiente físico, a ter disputado uma edição dos Jogos Olímpicos.

A empresa tem um histórico não muito afortunado de se associar com atletas que atraem publicidade duvidosa. O último da lista foi Lance Armstrong, envolvido em um dos maiores polêmicas recentes do esporte após assumir ser adepto do doping em suas competições como ciclista.

Em 2009, foi a vez do golfista Tiger Woods, à época no primeiro lugar entre os melhores do mundo, ser envolvido num escândalo por conta de seus casos extra-conjugais. Ao contrário de outros patrocinadores, neste caso, a marca continuou apoiando o atleta - o que faz até hoje.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEsportesGafes de marketingNikePatrocínio

Mais de Marketing

Burger King e Mari Maria lançam glosses com aromas inspirados em itens do cardápio

Casa da Asics em São Paulo já realizou mais de 20 mil encontros com corredores

Caravana de Natal da Coca-Cola Femsa Brasil percorre 85 cidades e tem até IA; veja locais

Spaten: como uma marca de 600 anos continua de pé e 'lutando' pelo consumidor?