A Netflix somou mais de 4,4 milhões de assinantes durante o 3° trimestre de 2021 – um aumento de 16% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado (Philip Cheung/The New York Times)
A Netflix foi uma das empresas responsáveis por transformar a relação entre o conteúdo consumido e a maneira de acesso a ele. O que começou, em agosto de 1997, como um negócio de aluguel de filmes por delivery restrito ao território da Califórnia, hoje é a maior e mais conhecida empresa de streaming do mundo. Com grandes mercados nos Estados Unidos, Brasil e Índia, a Netflix se consolidou como a veterana dos streamings que sabe muito bem o que está fazendo.
Durante sua trajetória, a Netflix não teve medo de se reinventar e praticamente caminhar em um território inexplorado. Apesar de ter uma postura reservada com a divulgação de dados internos, foi em 2003 que ela conquistou seu primeiro milhão de assinantes americanos. Nos 15 anos seguintes, as áreas atendidas cresceram e os títulos oferecidos foram diversificados.
Com isso, a curiosidade das pessoas pelo produto aumentou e transformou a Netflix na referência que é hoje. Em dados divulgados pela própria plataforma, a Netflix fechou o 3° trimestre de 2021 com mais de 4,4 milhões de novos assinantes – somando 213,5 milhões de assinantes pagos mundialmente. O faturamento foi de 7,48 bilhões de dólares, com um aumento de mais de 15% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
Os atuais resultados da Netflix não seriam os mesmos sem planejamento e muito estudo por parte da empresa. Muitas dessas estimativas só se tornaram realidade por conta das estratégias de marketing implementadas por sua equipe de comunicação mundo afora.
E são por profissionais como os da Netflix que o mercado do marketing digital tem pedido cada vez mais: pessoas que estejam dispostas a implementar mudanças e trazer um novo ar de estratégias. Mas, para isso, é necessário ter uma base sólida de conhecimento e foi pensando assim que a maior assessoria de marketing do Brasil está disponibilizando o curso Assessor de Marketing.
O curso é totalmente digital, gratuito e, ao final dele, você terá a chance de se tornar um sócio da V4 Company. Para se inscrever, basta clicar neste link. Mas se apresse! Hoje é o último dia para conseguir acessar o conteúdo gratuito. Assim, você terá a chance de transformar sua carreira e sonhar em contribuir para empresas inovadoras como a Netflix. Quer saber mais sobre as estratégias usadas pela Netflix? Conheça abaixo:
A Netflix é conhecida pela sua ousadia. Fica claro como a inovação é um valor central para a empresa, até porque a "irmã mais velha'' dentre os streamings só se tornou o que é por consequência da implementação de ideias inovadoras no negócio. Um exemplo disso dentro da história da empresa foi o lançamento do filme Black Mirror: Bandersnatch (2018). O filme expandia o universo da série de mesmo nome, trazendo mais reflexões sobre a tecnologia e a sociedade – permitindo que os telespectadores interajam com o longa a partir de decisões e opções simples colocadas na tela.
A Netflix é global, mas preza por se comunicar localmente. Em outras palavras, a empresa tem uma comunicação especializada para cada mercado. Quando foi trabalhado o lançamento da nova temporada de Stranger Things, por exemplo, a Netflix contou com figuras públicas brasileiras como Xuxa para participar de um vídeo de divulgação. Vale lembrar que a Netflix também fez uma parceria com a SBT, lançando um episódio da série para divulgá-la na TV aberta. A comunicação foi toda trabalhada em cima da ideia do "dia que o mundo invertido invadiu a TV Aberta". Veja o vídeo abaixo:
Assim, a comunicação da plataforma é muito mais efetiva porque os assinantes se veem representados na forma com que as ideias, lançamentos e em como as publicidades são pensadas. Existe algo ali para se relacionar. E a atenção aos detalhes é algo importantíssimo no desenvolvimento e amadurecimento da marca e na maneira com que ela vai interagir com o seu público através do marketing.
Outro core value é que a Netflix não perde tempo quando se comunica pelas redes sociais – principalmente no Twitter. A empresa abre mão da linguagem polida e muitas vezes distante de um negócio para assumir uma linguagem bem descontraída, cheia de referências, memes e falas comuns da internet. Aqui vão alguns exemplos:
Aproveite hoje a oportunidade única de aprender marketing com o curso 100% gratuito e online!