Marca de móveis ironiza acusações de machismo e gera polêmica
Nem a tentativa de "boa ação" foi capaz de conter as críticas, que continuam surgindo aos montes
Maurício Grego
Publicado em 17 de dezembro de 2016 às 12h36.
Última atualização em 17 de dezembro de 2016 às 16h17.
Quem acha que o ano de 2016 já acabou e não há mais tempo para polêmicas, está enganado. Uma campanha iniciada nas redes sociais pela marca de móveis de aço inox Alezzia causou o furor do público. Tudo começou na quinta-feira (15), quando a empresa resolveu publicar algumas imagens de mulheres com maiô ou biquíni anunciando seus produtos, em um contexto bem complexo de se entender.
Tal linha de comunicação não se restringe à fanpage. Em um dos anúncios, divulgado no site, uma mulher aparece praticamente nua, sentada em uma das cadeiras comercializadas pela marca. A legenda? "Beleza interior são os nossos móveis na sua casa".
Após as publicações, os seguidores da página passaram a criticar veementemente a postura da empresa e condenaram a estratégia de objetificação da mulher. Parecendo não se importar muito com a repercussão negativa, a marca passou a responder os usuários com ironia, como no post abaixo, por exemplo.
Tudo ganhou proporções ainda maiores quando a usuária Bruna Bones postou a sua reclamação. A resposta da empresa foi em tom de desafio: se a seguidora conseguir baixar a nota da marca no Facebook para 1.1 até Janeiro de 2017, ela ganharia um cupom de R$ 10 mil para gastar na loja virtual da empresa. Caso não chegue, a AACD (Associação de Apoio a Criança com Deficiência) ganha um cupom de 5 mil. Se a avaliação chegar a 4, a mesma entidade recebe 10 mil.
Nem a tentativa de "boa ação" foi capaz de conter as críticas, que continuam surgindo aos montes na página da Alezzia, que no momento tem a avaliação de 2.2. Navegando pela fanpage, é possível perceber que a linha estratégica de comunicação da empresa de móveis é antiga, como mostra o vídeo abaixo, que exibe uma mulher de biquini atirando uma cadeira ao mar.