Marketing

Ibope: Brasil cresce 13,9% em internautas

Maior parte do crescimento vem do aumento da presença de computador com internet nas residências

Número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010 (Sean Gallup / Getty)

Número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010 (Sean Gallup / Getty)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2011 às 17h08.

São Paulo - O total de usuários ativos de internet no trabalho e em domicílios chegou a 43,2 milhões em março de 2011, o que significou uma evolução de 4,4% na comparação com o mês anterior.

Em relação aos 37,9 milhões de usuários ativos de março de 2010, o aumento foi de 13,9%. Usuário ativo é a pessoa com 2 anos ou mais de idade que usou pelo menos uma vez em março o computador com internet. 

A maior parte do crescimento do número de internautas nos últimos meses pode ser atribuída ao aumento da presença de computador com internet nas residências.

No período de um ano, o total de usuários ativos de internet no domicílio cresceu 20,7%, ao passar de 29,1 milhões para 35,1 milhões. 

O número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010, segundo o IBOPE Nielsen Online. A evolução do uso da internet em domicílios vem ocorrendo nas conexões de maior capacidade. 

Nos últimos meses, houve aumento do número de usuários nas conexões mais rápidas, enquanto caiu a participação das conexões de até 512 Kb.


O número de pessoas que usaram em março de 2011 uma conexão residencial de mais de 8 Mb, segundo o critério de aferição de banda larga adotado nesta pesquisa, foi de 1,9 milhão, ou 5,5% dos 35,1 milhões de usuários ativos domiciliares.

A participação das conexões mais lentas, de até 128 Kb, caiu de 13,3% em março de 2010 para 7% em março de 2011.

Em março de 2011, no trabalho e em domicílios, as categorias com maior crescimento percentual do número de usuários únicos em relação ao mês anterior foram Ocasiões Especiais, com crescimento de 13,8%, Automotivo, com evolução de 9,8%, e Família e Estilos de Vida, que cresceu 9,3%.

Também cresceu em março a audiência de sites de Cupons e Recompensas, em que se classificam os sites de compras coletivas, além de ter havido aumento do uso de sites de Notícias, de Ferramentas de Pesquisa e de Vídeos e Filmes.

Segundo o serviço AdRelevance, que monitora a publicidade na internet, o destaque em março foram os sites de Entretenimento, que continuaram a apresentar elevada atividade publicitária.

Na subcategoria Esportes, foram veiculadas 1.184 campanhas por meio de 3.276 peças publicitárias. Os sites de música, por sua vez, registraram 823 campanhas.

Acompanhe tudo sobre:Inclusão digitalInternet

Mais de Marketing

Por que o Instagram decidiu liberar comentários públicos em stories?

Vult e Fruit-tella lançam coleção inspirada nas famosas balas dos anos 2000

Grupo Dreamers, dos mesmos sócios do Rock in Rio, celebra quatro anos de olho em fusões e aquisições

Quem Disse, Berenice? lança coleção de maquiagem inspirada em Harry Potter

Mais na Exame