Marketing

Gradiente lança vídeo para explicar polêmica com iphone

Segundo a Gradiente, nome iphone é abreviação de “internet phone” criada em 2000 pela equipe de marketing da empresa. Disputa pode levar Gradiente e Apple à Justiça.


	Smartphones da Gradiente: nome iphone foi criado em 2000 e exclusividade da marca saiu em 2008
 (Divulgação)

Smartphones da Gradiente: nome iphone foi criado em 2000 e exclusividade da marca saiu em 2008 (Divulgação)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 26 de dezembro de 2012 às 11h07.

São Paulo – Após o lançamento da linha de celulares iphone, a Gradiente publicou um video no Youtube para tentar desfazer a polêmica em torno do nome do dispositivo, o mesmo usado para o smartphone da Apple.

Segundo o vídeo, iphone é a abreviação para internet phone e foi criada pela equipe de marketing da Gradiente no ano 2000. "Estava lançado no Brasil o primeiro iphone do mundo, o Gradiente iphone", diz o vídeo. Nesta época, já havia a intenção de lançar aparelhos de celular que pudessem ser conectados à internet, ainda de acordo com o vídeo publicado pela Gradiente. 

No mesmo ano, o pedido de registro da marca G Gradiente iphone foi feito ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), mas a autorização só veio em 2008. E apenas há poucos dias, em 19 de dezembro, a marca saiu do papel, com o lançamento da linha iphone da Gradiente. Caso não fosse usada, a exclusividade da Gradiente sobre a marca iria expirar em 14 dias. 

Segundo o Inpi, empresas que não utilizam as marcas registradas em 5 anos podem perder a exclusividade. A demora em relação ao uso da marca iphone, explica a empresa no video, foi causada por dificuldades financeiras.

A Apple é citada no video, dando mostras de que a disputa pelo cobiçado nome iphone pode ir parar na Justiça. Sete anos depois do primeiro Gradiente iphone, outra empresa de tecnologia supercompetente e com um comandante brilhante lançou seu aparelho no Brasil também chamado de iphone, embora a marca já fosse da Gradiente no país", afirma o vídeo. 

https://youtube.com/watch?v=RkRf6Gv4NtU

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGradienteIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTecnologia da informaçãoVídeos

Mais de Marketing

O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidor

Brics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global

'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno Mars

Fernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú