(Doritos/Reprodução)
Vanessa Barbosa
Publicado em 28 de agosto de 2019 às 12h12.
Última atualização em 11 de outubro de 2019 às 09h57.
São Paulo - A gigante dos salgadinhos Doritos, pertencente à PepsiCo, lançou uma campanha publicitária que não possui logotipo ou o nome da marca. Achou estranho? Há uma razão: a marca quer atrair uma geração mais jovem e avessa a anúncios, daquelas pessoas de até 22 anos que cresceram familiarizadas com experiências sem anúncios, como a Netflix.
O novo esforço, batizado de "Another Level" (ou "Outro Nível", em português) estreou na noite de terça-feira (27) durante o MTV Video Music Awards (VMA). No spot de 60 segundos intitulado "Anti-Ad" ("Anti-Anúncio"), a marca admite que está transmitindo uma "mensagem paga", mas não mostra quem está por trás. Não há nenhuma menção explícita à Doritos.
Em vez disso, um locutor anuncia que está promovendo um “chip tão icônico, que não precisamos nomeá-lo, porque este é um anúncio sem logotipos, sem jingles, sem truques". O comercial começa mostrando uma jovem escolhendo um pacote de lanche em uma loja de conveniência.
O filme apresenta apenas imagens desfocadas das embalagens da marca, pacotes vermelhos e azuis e uma série de formas triangulares no mesmo ângulo da silhueta do salgadinho. Claro que o característico pó laranja também marca presença em cena -- ele suja roupas e é atirado ao ar.
E a campanha não fica só na telinha. Doritos também está "limpando" seus canais sociais e substituindo-os por imagens triangulares sem marca. O endereço do Twitter mudou para @Logo_Goes_Here ("O logo vai aqui") e o endereço do site da marca para thelogogoeshere.com.
A Doritos chama o público alvo da propaganda de “adultos emergentes” e afirmou: “As novas gerações estão cada vez mais desligadas pelo marketing promocional descarado”, em comunicado enviado por e-mail à rede CNBC. Confira o anúncio abaixo: