Marketing

Senna ganha homenagem de Guaraná Antarctica na esfera gigante de Las Vegas

Capacete do piloto, que era fã do refrigerante, será projetado na Sphere, nos Estados Unidos; parceria com a Senna Brands prevê outras ações para celebrar os 30 anos de legado

Guaraná Antarctica e marca Senna anunciam parceria para homenagear 30 anos do legado de Ayrton Senna (Norio Koike)

Guaraná Antarctica e marca Senna anunciam parceria para homenagear 30 anos do legado de Ayrton Senna (Norio Koike)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 29 de abril de 2024 às 19h04.

Última atualização em 29 de abril de 2024 às 19h52.

“Me lembro de quando ia para os Estados Unidos e o Ayrton sempre me pedir para levar duas coisas do Brasil para ele: Guaraná Antarctica e vídeos da Escolinha do Professor Raimundo. Era como se ele quisesse ter mais um pedacinho do nosso país com ele, além das multidões que já gritavam seu nome por aqui”, diz Galvão Bueno.

Amigo próximo do piloto, o jornalista falou em vídeo durante evento realizado pelo Guaraná Antarctica e pela Senna Brands nesta segunda-feira, 29, na zona oeste da capital paulista. Na ocasião, as marcas anunciaram parceria para homenagear os 30 anos do legado do tricampeão mundial, vítima de um acidente em Ímola, na Itália, em 1994.

Em tributo inédito, a partir da próxima quarta-feira, 1º, a marca de refrigerante da Ambev vai projetar o capacete de Ayrton Senna — um dos principais símbolos da carreira do piloto — na Sphere, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O local, que custou US$ 2,3 bilhões, é considerado o maior espaço audiovisual e de entretenimento do mundo, com 112 metros de altura e 156 metros de largura. Até o próximo dia 7, o item ocupará totalmente a esfera em períodos específicos dos dias.

“A história de Ayrton Senna sempre será lembrada. Ele é um orgulho do Brasil e nesses 30 anos de legado queremos mostrar isso para o mundo em uma homenagem histórica. Senna tinha uma conexão com o Brasil e com Guaraná Antarctica. Celebrar esse vínculo é uma honra para nós”, comenta Juliana Grinberg, diretora de marketing de Guaraná Antarctica.

A parceria com a marca Senna teve início na comemoração do aniversário do piloto, em março. Agora, com a esfera, ganha projeção mundial. A ação também tem como objetivo levar a imagem do ídolo brasileiro, e o seu legado, para as novas gerações, que não viram o piloto ao vivo aos domingos.

“O capacete do Ayrton é reconhecido em todo o mundo como um símbolo de que é possível conquistar vitórias com determinação, foco e persistência. A homenagem na Esfera vai amplificar essa mensagem para uma audiência global de fãs e admiradores que admiram a história do nosso campeão”, conta Bianca Senna, CEO da Senna Brands e sobrinha do tricampeão.

Outras ações entre as marcas ainda estão previstas para serem realizadas nos próximos meses. “Queremos transformar este ano em um momento especial de celebrações de tudo aquilo que o Ayrton representa. Por isso, escolhemos estar com parceiros que acreditam nos valores dele e que levam essa mensagem para o mundo”, afirma Ana Simões, diretora-executiva de marketing da Senna Brands, grupo responsável pela gestão das marcas vinculadas ao piloto.

Estampada como o Orgulho Original do Brasil para o mundo, a homenagem criada pela agência Crispin Porter Bogusky - CPB, conecta Ayrton Senna a Guaraná Antarctica e o seu amor pelo refrigerante, reforçando os atributos de brasilidade. Com repercussão nacional nos canais da marca de refrigerante, a homenagem vai ao ar no próximo dia 1º de maio, data em que é exaltado o legado do piloto, a partir das 13 horas.

Outras homenagens

Além de Guaraná Antarctica, a Senna Brands firmou uma série de outras parcerias para 2024. "Cerca de 95% das solicitações de homenagens que chegam são esponetêneas", destaca a diretora-executiva de marketing da Senna Brands.

Com a Netflix, está prevista uma nova série sobre o piloto para o segundo semestre. Outra novidade é a entrada da marca no universo dos games online. O personagem Senninha estreou no Roblox, dentro do Sportv Land, universo criado pelo canal para reunir fãs de esporte. A plataforma do metaverso permite que usuários criem avatares para interagir com o ambiente e com outros jogadores.

Já no próximo dia 1º de maio acontece o Ayrton Senna Racing Day, evento que reúne cerca de 10 mil corredores amadores no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, mesmo local onde também são as competições de Fórmula 1.

Acompanhe tudo sobre:Ayrton SennaGuaraná Antarcticaestrategias-de-marketing

Mais de Marketing

Omo faz parceria com Vini Jr. e adota novo slogan após 20 anos; entenda a estratégia

Cristiano Ronaldo 'empreendedor' cria joint venture com empresa portuguesa de porcelana

Sete casas de apostas dividem placas de publicidade em jogo da seleção brasileira

A estratégia multirregião do Boticário para aumentar vendas durante as festas São João

Mais na Exame