Exército da Suécia lança campanha em apoio à comunidade LGBTI+
"Não importa quando ou onde marchamos, sempre defendemos seu direito de viver da maneira que você quiser com quem você quiser", diz mensagem da campanha
Vanessa Barbosa
Publicado em 29 de agosto de 2018 às 11h58.
São Paulo - A Suécia é considerada um dos países que mais garantem a igualdade de direitos para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. O paísdescriminalizou a homossexualidade em 1944 e reconheceu as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo em 2009. Agora, o exército suecotambém fez questão de deixar claro que defende todo tipo de identidade de gênero.
No mês em que o país recebeu o evento internacional Europride, que reúneespetáculos de arte, debates, seminários, música e muita festa, asForças Armadas Suecas compartilharam nas redes sociais uma campanha em apoio aosLGBTI+(lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e outras identidades de gênero e sexualidade não contempladas na atual sigla adotada representadas pelo “+”).
No post, um homem e uma mulher devidamente fardados têm o rosto pintado com as cores da bandeira do movimento (roxo azul, verde, amarelo, laranja e vermelho), semelhantes às do arco-íris. E traz o dizer: “ We don’t always march straight ”. Ao pé da letra, significaria algo como "Nós nem sempre marchamos reto", mas que na verdade é um trocadilho onde a palavra " straight " faz referência à heterossexualidade.
E a mensagem continua: "Não importa quando ou onde marchamos, sempre defendemos seu direito de viver da maneira que você quiser com quem você quiser."
A investida segue uma campanha semelhante realizada no ano passado, quando os militares suecos postaram uma imagem de um par de botas militares com cadarços na cor dos arco-íris. "Estamos preparados para percorrer todo o caminho", dizia a legenda. "Seu direito de viver do jeito que você quer com quem você quer é o nosso dever de defender."