Para fisgar flexitarianos, Burger King lança hambúrguer vegetal no Brasil
Fruto de uma parceria com a fabricante Marfrig, lanche é voltado para público amplo de dieta "flexível", um balde de água fria nos consumidores veganos
Vanessa Barbosa
Publicado em 12 de agosto de 2019 às 14h37.
Última atualização em 13 de agosto de 2019 às 10h54.
São Paulo - O Burger King lança no Brasil a partir do dia 10 de setembro uma versão a base de proteína vegetal do seu carro-chefe: o "Rebel Whopper".
A rede foi a primeira gigante do fast-food a lançar uma versão de lanche a base de plantas nos Estados Unidos no ano passado, em parceria com a foodtech norte-americana Impossible Foods. O pioneirismo se repete no Brasil.
Mas por aqui, a empresa parceira é outra: a Marfrig ,maior produtora de hambúrguer do mundo, que anunciou na semana passada sua entrada no mercado de proteína vegetal,apósacordo com a norte-americana Archer Daniels Midland para produzir e comercializar produtos de proteína vegetal no Brasil.
O hambúrguer de vegetaisserá produzido na unidade da empresa em Várzea Grande, no Mato Grosso e parte da matéria-prima sairá da fábrica da ADM em Campo Grande.Sem revelar os ingredientes, o Burger King diz que a receita é exclusiva para a marca e que não contém alimentos transgênicos.
Dieta nem lá nem cá
Agora, ao contrário do que pode parecer, a novidade dá um banho de água fria no público vegano, que não consome nada de origem animal. A proposta do lançamento, segundo o BK,é focar num público mais abrangente que não necessariamente é vegetariano, mas quegostaria de um sanduíche mais leve, com sabor semelhante a carne.
Opão e a maionese que integram o lanche contêm ingredientes derivados de animais. E a opção à base de plantas será preparadano mesmo equipamento que grelha os hambúrgueres de carne bovina da rede. A investida difere, por exemplo, do modelo adotado pela rede paulistana Lanchonete da Cidade, que oferece opções 100% veganas do hambúrguer da foodtech brasileira Fazenda Futuro.
"O Brasil é um pais com alta concentração de pessoas que comem carne bovina e de acordo com pesquisas internas possui também um grande número de pessoas que se declaram flexitarianas, que são aqueles que comem carne mas que estão buscando reduzir o consumo da proteína animal", diz o Burger King em nota ao site EXAME.
De saída, a novidade do BK estará disponível em 58 lojas da rede em São Paulo. A rede não informou se e quando produto será levado para outras praças no Brasil.