Marketing

Coral sem laringe canta contra o cigarro

Coral é composto por doze pacientes que, após o diagnóstico de câncer de laringe avançado, retiraram este órgão em uma cirurgia chamada laringectomia

Coral sem laringe: pacientes interpretaram duas canções da famosa banda The Beatles - All you need is love e She loves you (Reprodução)

Coral sem laringe: pacientes interpretaram duas canções da famosa banda The Beatles - All you need is love e She loves you (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 13h47.

São Paulo - Uma ação da JWT para o A.C.Camargo mostra um coral diferente no palco do Auditório do MASP, em São Paulo. Enquanto o público aguardava a apresentação do Coral da USP, o Grupo Sua Voz do A.C.Camargo Cancer Center subiu ao palco. O coral é composto por doze pacientes que, após o diagnóstico de câncer de laringe avançado, retiraram este órgão em uma cirurgia chamada laringectomia.

Acompanhados por fonoaudiólogos da instituição paulista, os pacientes interpretaram duas canções da famosa banda The Beatles - All you need is love e She loves you -, exibindo depois as placas com os dizeres Escute a voz deste Coral – Não Fume, emocionando o público presente. O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de laringe, com 7 mil novos casos/ano no Brasil, segundo o INCA.

Os pacientes que compõem o Coral Sua Voz - a maioria acima dos 60 anos – fazem uso de voz esofágica, prótese, laringe eletrônica (vibrador), fala bucal ou articulação de sons. A segunda voz, coube aos fonoaudiólogos. A combinação das vozes grossas dos pacientes, intercaladas com as vozes dos fonoaudiólogos, fica muito especial", diz Elisabete Carrara de Angelis, que é a coordenadora do Grupo de Apoio ao Paciente Laringectomizado Sua Voz e diretora de Fonaudiologia Oncológica do A.C.Camargo.

O Coral Sua Voz retornou nesta segunda, 9 de dezembro, em apresentação única e aberta ao público no Atrium do A.C.Camargo, em São Paulo. Além de comemorar o Dia do Fonoaudiólogo, a apresentação atraiu holofotes também para a maneira como a sociedade vê atualmente o convívio com os pacientes que retiram a laringe e fazem uso de métodos não convencionais de comunicação. "Ainda hoje, aqui no Brasil, as pessoas desligam o telefone quando ouvem alguém que se utiliza da laringe eletrônica, por pura desinformação. Isso não acontece em países cuja população é mais instruída sobre este assunto", destaca Elisabete Carrara. Ainda segundo a fonoaudióloga, há pacientes que estão seguindo um exemplo dos Estados Unidos e se organizando para criar uma associação nacional que pretende trabalhar em torno da criação do Dia do Laringectomizado Total. "Com isso, poderemos chamar a atenção da sociedade e romper paradigmas", acrescenta. 


O Sua Voz não é um programa exclusivo dos pacientes atendidos no A.C.Camargo e sim voltado a todos os submetidos à laringectomia parcial ou completa estando ou não em tratamento em outra instituição. O convite estende-se a familiares e cuidadores desses pacientes. Mais informações em http://www.accamargo.org.br/sua-voz/.

O vídeo pode ser visto abaixo:

//www.youtube.com/embed/wwUCm8yPU9E?feature=player_embedded

O vídeo é quase tão chocante como um da série de anúncios produzida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, onde ex-fumantes dão "dicas" de cuidados básicos que toda pessoa deve ter.

O filme abaixo é o mais famoso e conta a história de como Terrie, residente da Carolina do Norte, se arruma todo dia.

Veja:

//www.youtube.com/embed/5zWB4dLYChM?feature=player_embedded

Acompanhe tudo sobre:CâncerCigarrosDoenças

Mais de Marketing

Burger King e Mari Maria lançam glosses com aromas inspirados em itens do cardápio

Casa da Asics em São Paulo já realizou mais de 20 mil encontros com corredores

Caravana de Natal da Coca-Cola Femsa Brasil percorre 85 cidades e tem até IA; veja locais

Spaten: como uma marca de 600 anos continua de pé e 'lutando' pelo consumidor?