Com AmBev, Dotz inaugura parcerias com empresas de bens de consumo
Empresa de programas de fidelidade fará parcerias com grandes fabricantes mostrando o interesse em mapear e influenciar hábitos de consumidores
Reuters
Publicado em 14 de dezembro de 2018 às 21h35.
São Paulo - A empresa de programas de fidelidade Dotz vai começar em janeiro parcerias com grandes fabricantes de bens de consumo, incluindo a fabricante de bebidas Ambev , mostrando o interesse do setor de mapear e influenciar nos hábitos de consumidores .
O acordo permitirá que os consumidores acumulem pontos no programa de fidelidade mesmo que o estabelecimento onde a compra foi feita não seja parceiro da Dotz. Para isso, o comprador deve gravar a imagem da nota fiscal com o celular através do QR Code.
A informação é então transmitida à fabricante, que credita os pontos a favor do consumidor. Quando a compra for feita em lojas credenciadas, os pontos poderão ser computados duplamente.
No caso da AmBev, a iniciativa vale para produtos como cervejas, refrigerantes e sucos das diferentes marcas da empresa.
Até a parceria entrar em vigor, em janeiro, a Dotz pretende anunciar "pelo menos mais quatro grandes empresas", disse Daniel Campos, diretor na Dotz, que podem envolver indústrias de alimentos e de produtos de limpeza, entre outras.
A parceria é vista pelos fabricantes de bens de consumo como uma forma de perceber os hábitos de consumo e eventualmente propor campanhas de vendas a partir dessas informações, disse Campos.
"É uma ferramenta de CRM (gestão de relacionamento com o cliente, na sigla em inglês) para as empresas", disse o executivo.
O movimento sublinha os esforços da Dotz para acelerar o acúmulo de pontos e ganhar maior participação no mercado de rápido crescimento dos programas de fidelidade, onde concorre com marcas como Smiles , que gerencia o programa de fidelidade da companhia aérea Gol , e a Multiplus , da Latam Airlines.
Em outubro, a Marisa aceitou vender sua fatia de 21,5 por cento na Netpoints para a Dotz por valor não revelado. A operação foi aprovada pelo Cade em novembro. Com a transação, a Dotz elevou sua base de clientes de 25 milhões para cerca de 40 milhões. Organicamente, a Dotz tem tido um acréscimo de 300 mil a 350 mil novos associados por mês, disse Campos.