Cartaz genial questiona quem é a verdadeira vítima
Criando um paralelo sobre as mortes causadas por tubarões e vice-versa, a peça inverte os papeis de vilão e vítima exibidos no clássico de Spielberg
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2015 às 14h14.
São Paulo - Uma grande ideia impressa no cartaz de um filme pode fazer dessa peça algo inesquecível na cabeça das pessoas. Basta pensar em longas como "O Iluminado" ou "Bonequinha de Luxo" para ter a imagem de seus cartazes na mente.
Se tais imagens causam tanto impacto, porque não usá-las para chamar atenção a uma causa urgente? Foi o que fez o estúdio criativo Featherwax com o filme Jaws, (Tubarão).
Criando um paralelo sobre as mortes causadas por tubarões e vice-versa, a peça inverte os papeis de vilão e vítima exibidos no clássico de Spielberg. Em uma espécie de paródia, a imagem traz o animal no lugar da mulher e, ao invés do grande e aterrorizante tubarão do cartaz original, um barco com lanças que lembram dentes.
O texto também cria um trocadilho. De "Jaws", para "Laws", que significa leis, o título traz uma proposta de petição para acabar com a matança dos animais.
Marca: Activia
Ano: 2014 A ação promocional mais compartilhada de todos os tempos foi produzida pela Activia em apoio a uma iniciativa global da ONU de merenda escolar. O clipe da música “La La La (Brasil 2014)”, destaque do álbum da cantora Shakira, foi gravado em parceria com o músico brasileiro Carlinhos Brown e lançado durante preparativos para a Copa do Brasil, em 2014. Também participam do vídeo diversos jogadores.
Marca: Volkswagen
Ano: 2011, Super Bowl
Agência: Deutsch, EUA O comercial mostra um mini Darth Vader, clássico personagem de Star Wars, tentando interagir com diversos objetos apenas com o poder da mente. Até o fechamento desta matéria, o comercial contava com 61 millhões de visualizações.
Marca: Melbourne Metro Trains
Agência: McCann Melbourne
Ano: 2012 Produzido para uma empresa de metrô australiana, o vídeo apresenta vinte e um personagens se matando de maneiras cada vez mais estúpidas, culminando na morte dos últimos três personagens em acidentes com trens devido ao comportamento inseguro.
Agência: Duval Guillaume Modem
Ano: 2012 Para divulgar o canal TNT na TV da Bélgica, a marca colocou um botão vermelho no meio de uma praça pacata de uma cidade do país. Um sinal com o texto "Aperte para adicionar drama" convidava as pessoas a pressionar o botão. O resultado é pura emoção.
Marca: Dove
Agência: Ogilvy Mather
Ano: 2013 No minidocumentário da Dove, o artista forense americano Gil Zamora criou retratos falados das mulheres com base na sua autodescrição, e, depois, de acordo com o testemunho de terceiros. De maneira delicada, o comercial mostrou como as mulheres subsestimavam-se.
Ano: 2014
Os divertidos personagens amarelos de Meu Malvado Favorito são a atração do comercial de cartão de natal dos cinemas AMCTheatres.
Marca: Evian
Agência: BETC
Ano: 2013 O que acontece quando você põe um monte de bebês fofos e dançantes em um mesmo vídeo? Puro estrondo. Foi essa a aposta da agência parisiense BETC para a campanha da água mineral Evian. Até o fechamento desta matéria, o vídeo contava com pouco mais de 100 milhões de visualizações.
Marca: Animals Australia
Agência: In house Esse é um vídeo fofo, simples assim. Produzida para a ong Animals Australia, a campanha mostra pessoas se "desdobrando" para salvar famílias de patinhos que se encontram em situações de risco.
Agência: DDB, Chicago
Ano: 2002 O vídeo emocionante da Budweiser foi ao ar apenas uma vez na televisão americana durante o Superbowl. Ele faz uma homenagem às vítimas do fatídico 11 de Setembro e também à natureza e as coisas que todos nós tomamos como garantidas em meio à agitação da vida.
Marca: Volvo Trucks
Agência: Forsman & Bodenfors
Ano: 2013 Neste filme da Volvo, o astro belga Jean-Claude Van Damme realiza sua abertura "espacate" entre dois caminhões da montadora. Tudo para demonstrar a precisão e estabilidade da "Volvo Dynamic Steering", tecnologia que faz com que o modelo Volvo FM seja mais fácil de dirigir.