São Paulo - Ao lado do futebol, do samba e de outras coisas, a cerveja é uma das grandes paixões nacionais. Não à toa, a disputa por mercado sempre foi bastante acirrada, não apenas nas gôndolas dos supermercados e nas mesas dos bares e restaurantes, como nas propagandas da televisão. Em homenagem à data de hoje, considerada o Dia Internacional da Cerveja, o Adnews resolveu tirar do baú algumas das campanhas que marcaram época no segmento. Confira a seleção de comerciais e relembre esses trabalhos célebres.
Agência: DPZ Vamos começar com uma campanha clássica para abrir a lista. José Valien, o lendário "Baixinho da Kaiser", foi um dos mais longínquos e caricatos personagens da propaganda brasileira.
Agência: Fischer A campanha foi polêmica. A marca buscava reposicionamento num mercado difícil e precisava de muito barulho. Além de comprar muita mídia no horário nobre, a Nova Schin contratou um time de estrelas da Globo e o mais incrível: tirou Zeca Pagodinho da rival Brahma.
Agência: Africa Quem disse que a Brahma ficaria para trás? Depois de fazer as pazes com o icônico Zeca Pagodinho, a marca mandou um recado para a rival Nova Schin, chamando-a de "amor de verão". Até hoje Zeca se diz "brahmeiro".
As mais famosas duplas sertanejas do momento fazendo um comercial de cerveja e um jingle que ficou eternizado. Basta alguém dizer que "hoje é sexta-feira" que inevitavelmente a música da Bavaria vem à cabeça.
7. Viemos para beber ou conversar? (Antarctica)zoom_out_map
7/9
Agência: Alcântra Machado Falando em jingle, a Antarctica conseguiu também marcar época com todo o talento e a inesquecível personalidade de Adoniran Barbosa.
Agência: F/Nazca Verão, praia, descontração, cerveja e uma mensagem bem-humorada para juntar tudo isso. Quem nunca imitou o sirizinho da campanha com o "nã nã nã nã"?
Agência: F/Nazca O clima da Copa do Mundo de 2002 estava no ar. Mais uma vez um personagem animal entrou em cena para alegrar a propaganda da Brahma. Desta vez, uma tartaruga habilidosa e esperta... E que adora Brahma. Para completar, a seleção ainda foi campeã do mundo.
No Marketing Trends, autor do livro 'Parem de me interromper' defende que marcas precisam gerar conexão real em vez de apenas interromper na 'era da distração'
Na NRF 2026, Gary Vaynerchuk, autor de best-sellers sobre marketing, critica a obsessão por dashboards e afirma que relevância, não conversão, sustenta crescimento no longo prazo