Exame Logo

16 marcas exaltadas pelo funk ostentação

O estilo criado em São Paulo desbanca o funk carioca divulgando produtos que valem centenas de milhares de reais

Publicidade espontânea (Reprodução/Youtube)
DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2013 às 15h24.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h31.

São Paulo - Ostentar dinheiro, poder e marcas : essas são algumas das preocupações do Funk Ostentação. O estilo que nasceu em São Paulo vem desbancando o funk carioca e seus proibidões em pageviews no Youtube e em cifras nos refrões. “Na garagem um Camaro, uma Hornet/ Cordão de ouro, Armani e Juliet”, canta o MC Nego Blue, um dos expoentes do movimento, em “É o Fluxo”. O trecho cita grifes de carro da Chevrolet, de moto da Honda, de roupa e de perfume internacionais, itens avaliados em aproximadamente R$ 350 mil. Segundo as empresas, o valor de retorno dessa publicidade espontânea é desconhecido, mas nenhuma reclama da divulgação de seus produtos. Veja as marcas mais citadas pelo funk ostentação.
  • 2. Megane

    2 /10

  • Veja também

    Além de ser citado em várias canções, o modelo da Renault dá título a um hit do MC Boy do Charmes. O MC protagonizou o primeiro clipe de funk ostentação, sob direção de Kondizilla, responsável por criar a identidade visual do movimento, aproximando-o do gangsta rap americano.
  • 3. Camaro

    3 /10

  • O carro da Chevrolet é um dos mais populares no funk ostentação. Com um valor de mais de R$ 200 mil, o automóvel aparece como objeto de desejo no clipe "Tá Patrão", do MC Guime.
  • 4. Hornet, 1.100, Bandit e RR

    4 /10

    Entre as motos, o modelo da Honda, da Sukuzi, da Kawasaki e da Honda são os mais lembrados pelos funkeiros paulistas. No clipe, MC Guimé aparece ao lado de algumas das máquinas.
  • 5. Red Label

    5 /10

    As bebidas alcoólicas também borbulham na boca dos MCs do funk ostesntação.O uísque Red Label, de Johnny Walker, é um dos preferidos.No popular "Como é Bom ser Vida Loka", de MC Rodolfinho, a bebida teve o rótulo divulgado mais de 18 milhões de vezes no Youtube.
  • 6. Big Apple, Red Bull e Absolut

    6 /10

    A vodka Absolut, o energético e o rum Big Apple são bebidas citadas em "Sou Patrão, Não Funcionário", do MC Menor do Chapa. O funkeiro é um carioca que se rendeu à ostentação do funk paulista.
  • 7. Chandon

    7 /10

    O espumante, distribuído em várias taças nesse clipe do MC do Charmes, pipoca em outras letras do funk ostentação. "Terrível", de MC Pikeno e Menor, e "Mulher no Poder", da MC Pocahontas, também citam a bebida.
  • 8. Christian Audigier, Oakley, Tommy e Lacoste

    8 /10(Reprodução/Youtube)

    No mesmo clipe, o MC exibe grifes de roupas que fazem parte do "kit" de roupas vestido pelos fãs do funk ostentação nos bailes. "De Christian ou de Oakley/De Tommy ou de Lacoste", canta o Boy do Charmes
  • 9. Louis Vitton

    9 /10

    Entre as mulheres do funk, uma das marcas mais lembradas é a Louis Vitton. Nesse clipe, MC Pocahontas exibe a bolsa de grife como um dos itens de luxo que fazem dela uma "mulher do poder"
  • 10. Aproveite e veja também: 12 comerciais sobre amizade

    10 /10(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoIndústria da músicaMarcasMúsicaPublicidade

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame