Exame Logo

As 10 marcas globais mais verdes de 2013 e suas estratégias

As marcas automotivas e tecnológicas dominam as primeiras posições do ranking da consultoria Interbrand, que avaliou as marcas mais valiosas do mundo segundo seu desempenho ambiental e a percepção dos consumidores

Esforço reconhecido (Divulgação)

Vanessa Barbosa

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 16h19.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h34.

São Paulo -  A consultoria Interbrand, referência mundial em gestão de marca , divulgou a nova edição do seu ranking anual das marcas mais “verdes”, o Best Global Green Brands . O estudo classifica as companhias não só pela implementação de práticas sustentáveis mas também pela capacidade de comunicar eficazmente os esforços em reduzir sua pegada ecológica para os consumidores.

Nos próximos slides, você vai conhecer as estratégias das 10 empresas que lideram o ranking das 50 marcas mais verdes de 2013 ( confira lista completa ). As marcas automotivas representam metade das listadas no top 10 deste ano.

De acordo com o estudo da Interbrand, coletivamente, a indústria automotiva vem apresentando inovações e compromisso com a fabricação de carros cada vez mais sustentáveis, esforços que estão sendo reconhecidos pelos consumidores.

  • 2. 1 - Toyota

    2 /12(Divulgação)

  • Veja também

    A fabricante de carros japonesa Toyota lidera pelo terceiro ano consecutivo a lista de marcas mais sustentáveis, posição alcançada graças à associação de bom desempenho ambiental e alta percepção por parte dos consumidores. Esse sucesso deve-se, em grande medida, ao híbrido Prius - lançado em 1997, o carro se tornou sinônimo de veículo ecológico. A companhia vendeu cerca de 3 milhões de unidades do modelo em todo o mundo em 2012 e planeja lançar 20 novos modelos de veículos híbridos nos próximos três anos e um carro a hidrogênio até 2015. Operacionalmente, a Toyota reduziu as emissões de gases de efeito estufa e consumo de energia e água, e evitou o envio de milhões de quilos de papelão e madeira aos aterros usando recipientes de metal reutilizáveis para o transporte e distribuição de peças.
  • 3. 2 - Ford

    3 /12(Divulgação)

  • A Ford é outra montadora que trouxe a sustentabilidade ambiental para o centro dos negócios, diz a Interbrand. Na linha de frente da ofensiva verde, a marca se apoia na promoção do motor EcoBoost - de desempenho mais eficiente e com menor consumo de combustível - usado em caminhões e picapes. Só na Europa, a empresa planeja dobrar o número de modelos com esse motor até 2015. Na esperança de melhorar ainda mais o desempenho de seus veículos híbridos e elétricos, a Ford continua investindo em pesquisa e desenvolvimento. Na frente de produção, a Ford reduziu a quantidade de energia necessária para produzir cada veículo em suas instalações em cerca de 25 por cento nos últimos seis anos.
  • 4. 3 - Honda

    4 /12(Marcela Ayres / EXAME.com)

    A percepção do consumidor sobre os esforços da Honda em melhorar seu desempenho ambiental se mantém alta. O lançamento do Fit EV, uma versão totalmente elétrica do hatchback Honda Fit, é outra indicação do compromisso contínuo da empresa com a entrega de alguns dos veículos mais verdes do mercado, ressalta da Interbrand. Com planos ambiciosos de gerar energia limpa para as suas próprias instalações, a Honda planeja instalar um parque solar de 2,6 megawatts de capacidade em sua nova fábrica de Yorii e está trabalhando para instalar paineis solares em toda a sua rede de concessionárias japonesas.
  • 5. 4 - Panasonic

    5 /12(Divulgação)

    O compromisso da Panasonic em oferecer soluções inovadoras e eco-friendly vai além do desenvolvimento de produtos maias verdes, diz a consultoria de marcas. A escala do alcance da empresa é demostrada pela recente abertura de fábricas top de linha mais eficientes na Índia, Brasil e Vietnã. Antes disso, a Panasonic lançou uma ampla gama de produtos na China com certificaçã de “proteção ambiental mais alta”, emitida pelo Ministério chinês da Proteção Ambiental. A empresa ainda prepara a abertura da nova sede americana, em New Jersey, que terá certificado LEED Platinum, o mais alto padrão de edificação ambiental.
  • 6. 5 - Nissan

    6 /12(REUTERS/Yuriko Nakao)

    A Nissan é a marca que mais subiu no ranking do Best Global Green Brands deste ano, aumentando 16 pontos, ascensão garantida pelos contínuos esforços da empresa no desenvolvimento de carros de emissões zero, como o Nissan LEAF, e também pelo seu trabalho de divulgação de políticas, programas e impactos. Somando-se às metas de emissões zero, a Nissan também uniu forças com a Daimler e a Ford para desenvolver uma linha de carros com células de combustível a preços acessíveis para 2017.
  • 7. 6 - Johnson & Johnson

    7 /12(Divulgação)

    Líder mundial em produtos de limpeza e higiene, a Johnson & Johnson ocupa o sexto lugar no ranking de marcas mais verdes da Interbrand. De acordo com a consultoria, desde 1990 a empresa tem objetivos ambientais definidos e a cada cinco anos renova suas metas. Em algumas áreas, como redução de emissões de CO2, os resultados são superados, diz o relatório. Além disso, a empresa pertence a uma série de coalizões corporativas dedicadas à gestão ambiental. Segundo a consultoria, a percepção das ações ambientais da marca pelos consumidores contribui para colocar a Johnson & Johnson entre as dez marcas mais verdes.
  • 8. 7 - Volkswagen

    8 /12(Divulgação/Volkswagen)

    A alemã Volkswagen quer se tornar a fabricante de automóveis mais rentável e sustentável do mundo até 2018, uma ambição audaciosa esboçada na estratégia da Volkswagen AG, diz a Interbrand. Apesar do mantra "Pense Verde" reinar entre os eco-consciente, a empresa aposta no slogan "Think Blue" (Pense Azul), que serve de guarda-chuva para os seus esforços de sustentabilidade. O estudo da consultoria sinaliza que a empresa aprendeu bem com as críticas feitas pela Ong ambientalista Greenpeace na campanha "VW: The Dark Side", de 2011. Desde então, a Volkswagen construiu a sua "fábrica de carro mais verde", no Tennessee, e se comprometeu a reduzir as emissões de CO2 para 95g/km por carro em 2020. Recentemente, a empresa anunciou o maior investimento já feito na China: US$ 12,7 bilhões dólares até 2015, sendo que dois terços disso vão para o desenvolvimento de modelos de baixo consumo e produção sustentável.
  • 9. 8 - Danone

    9 /12(Divulgação)

    De acordo com o estudo da Interbrand, o esforço de sustentabilidade mais notável da Danone no ano passado foi o compromisso de cinco anos para reduzir a intensidade de carbono em 30 por cento, ao mesmo tempo em que aumentaria o número de produtos fabricados e vendidos. Os produtos da empresa dependem, em grande medida, dos ecossistemas naturais, e por isso é do maior interesse da empresa tornar os cuidados com o meio ambiente uma parte integrante de seus negócios. O impacto social também importa, ressalta a Interbrand. A Danone continua a apoiar o Fundo Modos de Vida para beneficiar as comunidades rurais pobres, bem como educar comunidades sobre saúde e bem-estar.
  • 10. 9 - Nokia

    10 /12(GettyImages)

    Apesar de estar sob grandes pressões financeiras, "ser verde" mantém-se como motor do core business da Nokia, diz a Interbrand. A empresa finlandesa tem alcançado resultados impressionantes a partir de seu programa "Eco Inovação", embora a percepção do consumidor nem sempre acompanhe o desempenho de sustentabilidade da marca. Hoje, todas as partes de telefones da Nokia são recicláveis, e cada modelo tem um perfil "Eco". A Nokia também afirma ter criado o maior programa de reciclagem voluntária do mundo, com uma rede de 5.000 pontos de coleta em 100 países. Como resultado, a marca se destaca favoravelmente em rankings internacionais de sustentabilidade, incluindo o Dow Jones Sustainability Indexes, o Guia do Greenpeace to Greener Electronics e o Carbon Disclosure Project.
  • 11. 10 - Dell

    11 /12(Sean Gallup/Getty Images)

    Quem fecha o top 10 das marcas mais verdes do mundo é a Dell, pelo terceiro ano consecutivo. A empresa vem se empenhando na difusão da ideia de que ao reduzir o impacto de suas operações e de seus produtos, ela ajuda a reduzir a pegada ecológica dos consumidores. Segundo o estudo da Interbrand, além de estimular os clientes a reciclar os produtos velhos, a Dell continua a inovar em embalagens sustentáveis (incluindo o uso de recursos renováveis, como bambu e cogumelos) e no design.
  • 12. Mais transparência e qualidade

    12 /12(REUTERS/Atef Hassan)

  • Acompanhe tudo sobre:DanoneDellEmpresasEmpresas alemãsEmpresas americanasEmpresas francesasEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaestrategias-de-marketingFordGestão ambientalHondaJohnson & JohnsonMarcasMontadorasNissanNokiaPanasonicSustentabilidadeToyotaVolkswagen

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame