Amaro cria perfil no Animal Crossing e fará nova coleção inspirada no jogo
A marca criou Mara, avatar que observará os personagens da ilha e coletará informações para a equipe de estilo produzir a coleção Cross Collection
Beatriz Correia
Publicado em 16 de junho de 2020 às 20h12.
Última atualização em 17 de junho de 2020 às 16h04.
Imagina estar cuidando da sua ilha tranquilamente e do nada receber uma visita da Amaro . A marca estreou nesta semana um perfil no game que se tornou a sensação das redes no mundo inteiro durante a quarentena, o Animal Crossing New Horizons.
A Mara, modelo virtual criada pela Amaro no último mês, será a mais nova habitante do vilarejo. O objetivo é recolher informações sobre tendências do estilo de vida dos personagens do jogo, que servirão de inspiração para a próxima coleção da marca, a Cross Collection.
"As pessoas encontraram no Animal Crossing uma plataforma para desfilar e trocar informação de moda. Decidimos então que, mais poderoso do que recriar peças da Amaro no jogo, seria reconhecer as criações originais dos usuários e transformar essa inspiração digital na próxima coleção real da marca”, afirma Rafael Caldeira, da Soko, consultoria responsável pela campanha de marketing.
A ação da marca ocorre em um momento em que os games ganharam destaque como entretenimento devido ao grande volume de pessoas confinadas por conta da pandemia do novo coronavírus.
Inicialmente, a Mara foi desenvolvida com o objetivo de estrelar as coleções da marca, já que os shootings presenciais foram suspensos por causa das medidas de isolamento social. Mas o avatar vai atuar como uma observadora dos outros personagens, que realizam tarefas cotidianas na ilha. A Mara observará os looks digitais dos personagens criados pelos outros jogadores para coletar informações de ambiente e estilo de vida dos habitantes das ilhas virtuais.
A personagem também vai convidar as pessoas a mostrarem suas roupas. As peças servirão de inspiração para a equipe de estilo da marca, que fará uma curadoria das referências virtuais a serem replicadas no mundo real para a criação da coleção.
"Por ser uma marca nativa digital, a AMARO entende que as barreiras entre o online e o offline estão cada vez mais tênues e por isso está sempre propondo lançamentos fashion-tecnológicos. Foi assim quando criamos a coleção cápsula a partir do DNA de influenciadoras brasileiras ou quando demos vida à Mara, nossa modelo virtual, que agora está virando uma trend hunter", explica Luciana Cardoso, diretora de criação da AMARO.
A marca também criou um perfil no Instagram para a ação (@amarocrosscollection), onde serão divulgados os melhores looks descobertos pela Mara.
A nova coleção, a Cross Collection, deve ser lançada no segundo semestre e será composta por cerca de 15 peças entre camisetas, vestidos, calças, casacos e acessórios. Os gamers criadores dos looks que estão sendo postados no Instagram da ação receberão um voucher de R$ 400 para fazer compras na AMARO.
Para Maria Carolina Melo, diretora da consultoria Tropic Consulting, a interação do mundo dos games com o da moda é mais viável do que aparenta. "Apesar de parecerem universos absolutamente diferentes, o mundo recluso dos gamers e o mundo super-exposto da moda, estão cada dia mais unidos".
"Autenticidade e assertividade na forma de divulgação das campanhas são a chave. As campanhas bem sucedidas são as que tocam na condição humana do consumidor. São aquelas que mostram empatia, fazem rir, chorar, ou acrescentam valor à vida do cliente naquele momento. O consumidor que aprendeu o valor e a praticidade do mundo digital estará, a partir de agora, confortável nesse universo, então as marcas também precisam estar lá", completa.