6 ações de marketing criativas que levaram Leões em Cannes
Entre outdoors, instalações e mídia externas, confira as campanhas que inovaram e levaram um Leão para casa
Da Redação
Publicado em 24 de junho de 2013 às 15h18.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h33.
São Paulo - Mobiliáro urbano, uniformes de time de futebol, publicidade útil e até uma carona para um ônibus espacial estão entre campanhas premiadas na categoria Outdoors do Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2013 . Por ‘Outdoor’, considere tudo que acontece em mídias ao ar livre, e não apenas anúncios impressos em letreiros ou placas. É o que alguns chamam de “marketing ao vivo”, com intervenções urbanas inusitadas que impactam o público diretamente - e se destacam como uma das categorias mais criativas do festival. As campanhas acontecem fora das mídias convencionais justamente com o objetivo de surpreender o público e gerar conteúdo espontâneo nas redes sociais , por exemplo. Confira a seguir alguns dos projetos premiados este ano.
Lima, no Peru, é a segunda maior capital do mundo localizada em um deserto. Mesmo assim, a umidade do ar gira em torno de 98%. Tendo isso em mente, a Draftfcb fez uma pareceria com a Universidade de Engenharia e Tecnologia local para criar um outdoor capaz de produzir água potável usando ar, retirando gotículas e as retendo em seu sistema. O projeto ganhou um Leão de Ouro.
A peça da Nívea premiada com um Leão de ouro convida os consumidores a levarem um anúncio para passear no sol - e então, ele se transforma num carregador de celular. Promovendo sua linha de protetores, Sun, a peça capta energia solar e transfere para a bateria do smartphone através de uma entrada USB. A criação é da Draftfcb.
A campanha criada pela Olgivy Londres para a marca Expedia usou os códigos de aviação da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) para criar frases relacionadas à viagem. As siglas de três letras, que identificam os destinos de bagagem, foram emprestadas de localizações reais de mais de 9 mil aeroportos pelo mundo.
A campanha "Meu Sangue é Rubro-Negro” baniu o vermelho da camisa do time do Vitória, na Bahia. A edição preto e branca só seria preenchida faixa-a-faixa, e devolvida aos torcedores em seu estado clássico, se a meta de doações de sangue fosse alcançada. O número era medido - e uma listra voltava a ficar vermelha - a cada partida do clube. A criação da Leo Burnett também levou um Leão de ouro.
Uma Toyota Tundra deu uma carona para o ôninus espacial Endeavor nos últimos dias de exibição da aeronove antes de sua aposentadoria, em 2012. O a picape fez o reboque do módulo da NASA para um museu em Los Angeles.A criação é da Saatchi & Saatchi LA.
Mais lidas
Mais de Marketing
O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidorBrics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno MarsFernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú
Mais na Exame
Future of MoneyBitcoin: será que já chegamos ao topo?