15 propagandas criativas em homenagem ao Rock’n’Roll
No Dia Internacional do Rock, selecionamos anúncios tão originais quanto esse estilo musical que faz a cabeça de muita gente
Da Redação
Publicado em 13 de julho de 2013 às 08h37.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h32.
Para comemorar o dia do estilo musical que não deixa ninguém indiferente, a Exame.com selecionou campanhas publicitárias inusitadas que estampam a originalidade do Rock’n’Roll. Os comerciais ilustram desde ídolos do rock como John Lennon e Elvis Presley até rockeiros trocando fralda de crianças. Vale até pausar riffs clássicos do rock para fazer neném headbanger chorar quando o objetivo é divulgar produtos ou serviços voltados ao estilo. Confira todos os anúncios .
Com o slogan “seu dia não tem 24 horas de rock. Sua TV tem”, a Rock&Pop TV exibe imagens de rockeiros em situações do dia-a-dia para divulgar sua programação. A agência Kepel & Mata, de Buenos Aires, é responsável pela criação.
Uma das marcas mais reverenciadas do mundo do rock, a Gibson, lançou uma campanha divertida para divulgar o instrumento que mudou o rumo da música. Em um dos anúncios, Slash, guitarrista do Guns’n’Roses, é acompanhado pela frase “anjos tocam harpa”. “A única parte que as groupies não podem tocar”, diz outra peça que traz a fotografia do braço da guitarra. A campanha foi assinada pela Miami Ad School, de Berlim.
Uma série de anúncios sobre a exposição retrospectiva do fotógrafo Jane Brown na Galeria de Arte Lowry cria situações inusitadas com retratos de personalidades do rock.O britânico ficou famoso por clicar personalidades do Reino Unido como Mick Jagger, Paul McCartney e Morrissey. A publicidade é assinada pela agência britânica BJL.
Para transmitir o conceito “música vista de dentro”, a Rádio Rock&Folk mostra a “visão” de ídolos do rock através de seus conhecidos óculos. Nesse anúncio, a psicodelia é observada de uma Mercedes Benz em alta velocidade pela famosa cantora e dona dos óculos rendondos, Janis Joplin.
Com imagens simples, mas simbólicas para o mundo do rock, a rádio Kiss FM pretende tocar a memória e a imaginação dos ouvintes. No caso da imagem ao lado, a parede remete ao “The Wall”, álbum antológico do Pink Floyd.
Que rockeiro não tem curiosidade de saber de onde saíram as imagens de seus discos preferidos? A agência francesa Leg acaba com esse mistério em uma campanha para a Oui FM. Discos de rock são fotografados em seus lugares de origem para mostrar que a rádio é francesa, mas está onde o rock’n’roll estiver.
Nessa campanha, a Kiss FM transformou ídolos do rock em monumentos dispostos em paisagens conhecidas do centro de São Paulo. Entre os escolhidos para a homenagem, estão Freddie Mercury, do Queen, e Gene Simmons, do Kiss.
Fantasmas de grandes nomes do rock aparecem “assombrando” diversos lugares nessa série de anúncios da agência Y&R, de Buenos Aires, para o Hard Rock Cafe. A marca assinala: eles nunca foram embora. O anúncio cria assombrações de Kurt Cobain, Elvis Presley e Freddie Mercury.
A Yeah! Brazil usou a religião e os frontmen do rock’n’roll para anunciar a escola de inglês Lexival. Com ilustrações típicas de murais de igreja, a agência transformou ícones, como John Lennon e Keith Richards, em santos. Para convencer os rockeiros a estudar inglês, a escola passa a mensagem: “Rock é Religião. Fale a língua dos deuses”.
Com a finalidade de divulgar aulas de música para crianças a partir de cinco anos, a Academia do Rock, de Curitiba, contratou a agência Yeah!, que fez uma campanha muito criativa destinada a rádios.Riffs famosos são transformados em sons de brinquedos infantis e quando param de tocar, um choro de bebê parece pedir mais rock’n’roll. Nessa propaganda, o clássico início de Back In Black, do AC/DC, foi o escolhido.
Montagens com os carros Mini fazem referência a bandas de rock nessa campanha sobre as lendas desse estilo musical. Nas imagens ao lado, The Doors e Red Hot Chili Peppers foram "motorizados" pela marca. A peça é assinada pela agência D’Adda/Lorenzini/Vigorelli/BBDO, de Milão, na Itália.
Como seria o mundo se o Rock’n’Roll não existisse? Esse questionamento parece ter inspirado a agência Ogilvy, de São Paulo, a homenagear o Dia Internacional do Rock em uma campanha para o celular MotoRokr. Publicada na Revista Rolling Stone em 2008, a série de anúncios mostra jovens com perucas típicas do século XVIII, época em que predominava a música clássica. Em outra peça, membros de uma banda de lira e acordeon ensaiam na garagem. Na terceira, um garoto é visto em um quarto repleto de pôsteres de músicos escoceses. Tudo para dizer: "Graças a Deus o rock existe".
A agência brasileira Fields preparou uma campanha simples e eficiente para divulgar a Berlin Discos. Com fotografias de instrumentos como violino e pandeiro estraçalhados no chão, a marca passa o recado do que o consumidor pode encontrar na loja: “somente rock”.
E se o item uísque sumisse do tradicional estilo de vida proclamado pelo “sex, drugs and rock’n’roll”? Para a agência Publicis Dialog Spain, de Madri, se isso acontecesse, escutaríamos bandas como Love Pistols, Peace’n’Roses e Public Friend. Não tem a mesma graça? É o que marca DYC quer transmitir: “O rock’n’roll não seria o mesmo sem uísque”.
O Hendrix Studio é um lugar onde bandas novas podem melhorar suas habilidades, mas há um problema: elas desistem de ensaiar a medida em que percebem que fazer sucesso com rock’n’roll é muito difícill. Com o objetivo de mostrar que todos somos rock stars e incentivar as bandas novas, o estúdio criou uma campanha inusitada. A ilustração mostra o espermatozóide que atingiu o óvulo com um rock star. Já aqueles que nunca se tornarão humanos, apenas observam como fãs.