Exame Logo

10 bordões da propaganda que caíram na boca do povo

Comerciais históricos, jingles inesquecíveis e slogans marcantes tem alta capacidade de “grudar” na mente das pessoas e aumentar o “share of mind”

10 bordões da propaganda que caíram na boca do povo (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 17h22.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h26.

Geralmente a propaganda se apropria da cultura popular para desenvolver suas peças e campanhas, o que é algo bem comum. Washington Olivetto, um dos maiores publicitários brasileiros, sempre foi um grande mestre nesse recurso. Agora, na era das redes sociais, as marcas, agências e profissionais de social media monitoram os assuntos mais discutidos no Twitter para bolar posts de oportunidade que gerem os famosos “likes” e compartilhamentos. Mas o interessante é também analisar o outro lado da história, já que a propaganda também é um agente influenciador de culturas e tendências. Dessa maneira, comerciais históricos, jingles inesquecíveis e slogans marcantes também tem alta capacidade de “grudar” na mente das pessoas e aumentar o tal “share of mind” da marca ou dos produtos. Ou ainda melhor para elas, virar um meme replicado por todo o País via internet. “A carne é Friboi?” A Friboi está vivenciando isso na pele com a sua mais nova campanha, criada pela Lew Lara TBWA e estrelada pelo experiente ator global Toni Ramos. Nela, para destacar a importância de comprar carnes de qualidade no açougue, o ator pergunta ao atendente se a Carne é Friboi. Agora, toda vez que alguém fala em carne, sempre surge alguém que pergunta: mas a carne é Friboi? Veja outras expressões que saíram da propaganda e chegaram à boca do povo:
  • 2. "Bonita camisa, Fernandinho"

    2 /11

  • Veja também

    Trata-se de um case interessante criado pela Talent, na década de 1980, para a marca de roupas Ustop, da Alpargatas. O bordão se popularizou e transpôs algumas décadas. Até hoje tem gente que repete a frase, mesmo sem saber o que ela de fato significa.
  • 3. “Amo muito tudo isso”

    3 /11(REUTERS/Mike Blake)

  • A força da marca McDonald's é inegável e o slogan, igualmente forte, foi muito bem executado. Isso não impediu que ele também ganhasse algumas brincadeiras irônicas de gente que sempre criticou a empresa. O fato é que ninguém esquece a frase.
  • 4. “1001 utilidades”

    4 /11(Divulgação)

    O namoro entre Bombril e a DPZ é um dos cases mais memoráveis da publicidade brasileira. Uma construção de marca histórica, com textos muito ricos, sacadas geniais de Olivetto, o maior garoto-propaganda do mundo e claro, um grande slogan, até hoje utilizado por quem quer definir algo ou alguém como versátil.
  • 5. “Não é assim uma Brastemp”

    5 /11

    Um dos principais desafios das marcas é gerar diferencial competitivo com relação à concorrência. A propaganda é responsável por facilitar essa missão. Depois que as campanhas criadas pela Talent passaram a utilizar essa expressão, a Brastemp começou a se fortalecer como sinônimo de qualidade. E as outras passaram a ser descritas como “não é assim uma Brastemp” na boca do povo.
  • 6. “Quer pagar quanto?”

    6 /11(Divulgação)

    Amada ou odiada, a famosa frase dos comerciais, na voz do efusivo Fabiano Augusto, sempre foram repetidas a exaustão pelos quatro cantos do país. De fato, ela guarda muita sinergia com a rede de varejo que construiu sua marca com base na viabilização de meios de pagamentos mais flexíveis para consumidores de classe C, D e E.
  • 7. “Tem coisas na vida que não tem preço... Para todas as outras existe Mastercard”

    7 /11(Andrew Harrer/Bloomberg)

    Está aí outro bordão pegajoso, que mesmo grande, ainda é lembrado sempre que possível pelo público, sobretudo com brincadeiras e ilustrações na internet.
  • 8. “Tipo Net”

    8 /11

    Outra vez a Talent consegue inserir um bordão na conversa popular. Na base do “parecido nunca é igual”, a Net usou a frase em suas campanhas que destacam os diferenciais de seu serviço. Foi outra bela sacada.
  • 9. “Sorriso saudável, sorriso Colgate”

    9 /11(Getty Images)

    O slogan foi utilizado durante muito tempo para promover a marca de creme de dental. A expressão “sorriso Colgate” é mais uma que ultrapassou a barreira do tempo e continua na boca da galera.
  • 10. “Vem pra rua”

    10 /11

    A campanha da Fiat “Vem pra Rua” convocou uma mobilização do público para torcer pela Seleção Brasileira de futebol. Pelo menos este foi o mote criado pela Agência Fiat/ AgênciaClick Isobar e Leo Burnett Tailor Made. Acontece que o refrão da campanha, cantado pela banda Rappa, ganhou um tom militante e virou o hino das manifestações.
  • 11. Aproveite e veja as embalagens brasileiras mais criativas de 2013

    11 /11(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:Comerciaisestrategias-de-marketingPublicidade

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame