Saiba se este é um momento para investir no exterior
Dolarização de ativos e oportunidade com taxa de juros nos Estados Unidos em alta indicam um bom “timing”
EXAME Solutions
Publicado em 13 de maio de 2024 às 15h00.
Última atualização em 12 de junho de 2024 às 11h59.
Após entender que investir no exterior diversifica o portfólio, protege o patrimônio de oscilações macroeconômicas e é altamente seguro, a pergunta é: esse é um bom momento para começar? A resposta, segundo especialistas da Nomad, é sim. Isso porque o investimento em ativos dolarizados é recomendado como uma alocação estrutural para uma carteira de investimentos.
A intenção é que, de acordo com o perfil de investidor e objetivos, ele determine a fatia mais recomendada para dolarizar seus ativos, evoluindo essa proporção ao longo do tempo.
O cenário atual é um bom exemplo de momento em que essa estratégia tende a compensar. Com a dificuldade em atingir a última milha no processo desinflacionário, os Estados Unidos devem manter os juros mais altos por mais tempo. Isso pressiona ativos de risco, à medida que juros altos desestimulam o crescimento e aumentam a atratividade de ativos como a renda fixa.
É um contexto positivo para começar a investir em ativos dolarizados, já que a moeda norte-americana se fortalece com a diminuição do diferencial de juros e esse fluxo financeiro. A renda fixa americana é um destaque para essa estratégia, já que seus dividendos estão diretamente atrelados ao juro básico dos EUA.
O presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, afirmou recentemente que o Federal Reserve vai manter os juros da economia americana no atual patamar pelo tempo que for necessário. No início de maio, a autoridade monetária decidiu pela manutenção da taxa entre 5,25% e 5,5% pela sexta vez consecutiva.
Powell reforçou o compromisso do Fed em levar a inflação à meta de 2% ao ano. E sinalizou que a autoridade monetária pode levar mais tempo que o previsto para ganhar confiança nos dados para iniciar um ciclo de alívio da taxa.
Portanto, juros altos nos Estados Unidos por mais tempo representam oportunidade de investimento em moeda forte e em uma renda fixa atrelada à taxa básica daquele país.