Acompanhe:

A perspectiva de uma flexibilização monetária, tanto com o início do corte dos juros nos Estados Unidos, quanto com a continuidade da queda da Selic por aqui, tem deixado os analistas do BTG Pactual (mesmo grupo controlador da EXAME) mais otimista com o Ibovespa e com os ativos domésticos e mais cíclicos. Tanto é que a metade dos ativos que compõem a carteira recomendada para março foram trocados — com destaque para a saída da Vale (VALE3).

Segundo os analistas do banco, mesmo que o ritmo do corte de juro americano seja mais lento e menor que o contratado pelo mercado, isso não será suficiente para que o Banco Central brasileiro reduza as taxas para o nível de 9% a 9,5% no final de 2024. Embora esse cenário possa afastar o fluxo monetário de estrangeiros, com a Selic retornando a um dígito, os investidores locais poderão transferir mais dinheiro para ações.

Quer escolher as melhores ações do Ibovespa? Confira as 10 melhores opções para investir agora, segundo o BTG Pactual

“Decidimos aumentar a exposição a setores mais domésticos e cíclicos e aumentar o beta da carteira este mês, dando continuidade a uma tendência que iniciamos há alguns meses”, dizem em relatório. Com isso, na carteira recomendada para este mês de março, o banco fez alguns ajustes e mudou a metade da composição do portfólio.

Renner (LREN3) substitui Vivara (VIVA3); Vale é trocada pela Embraer

No varejo, o BTG decidiu trocar a Vivara (VIVA3) pela Lojas Renner (LREN3). Entre os pontos que os analistas reforçam que a segunda deve melhorar seus resultados gradativamente ao longo do ano, “à medida que as taxas de juros caem e as condições de crédito melhorem.”

Outra mudança significativa foi a saída da Vale (VALE3) da carteira recomendada para março. E as razões para esse movimento são duas: a queda da commodity e os ruídos políticos. A companhia a ocupar a sua posição é a Embraer (EMBR3). “Vemos várias opções de valor em suas divisões de Defesa, Comercial e Aviação Executiva”, dizem os analistas.

Entram Itaú (ITUB4) e B3 (B3SA3), saem Nubank (ROXO34) e BB (BBAS3)

No setor de serviços financeiros, o BTG retirou da sua carteira o estreante de fevereiro, o Nubank (ROXO34), junto do Banco do Brasil (BBAS3). “O primeiro após um excelente desempenho no mês passado (as ações subiram 29% somente em fevereiro e subiram 33% no acumulado do ano), e o último, depois de superar consistentemente o Ibovespa (BB subiu 7,4% no acumulado do ano vs. -2% para o índice).”

No lugar dos ativos acima, entra Itaú (ITUB4), visto às perspectivas (promissoras) de lucro para 2024 (+11% a/a). E, ainda, a B3 (B3SA3) foi incluída na carteira recomendada de março. “Os volumes estão fracos, mas se estivermos certos e os fluxos começarem a aumentar este ano, a empresa deverá ser um beneficiário direto”, dizem os analistas.

Entra Raízen (RAIZ4), sai Cosan (CSAN3)

Por fim, o banco ainda trocou a Cosan (CSAN3) pela sua subsidiária Raízen (RAIZ4). Com isso, o portfólio recomendado recupera sua exposição à distribuição de combustíveis. “Além disso, esperamos que a Raizen se beneficie do aumento gradual dos preços do etanol.”

Confira abaixo como ficou o portfólio:

Simulador de Investimentos da EXAME

A EXAME Invest lançou um simulador de investimentos a fim de auxiliar quem deseja iniciar a sua jornada no mundo dos investimentos. Por meio de uma série de perguntas, como qual o valor mensal que o investidor pode alocar e se o objetivo dele é de curto, médio ou longo prazo, a ferramenta calcula quanto o investidor pode ter de rendimento no futuro.

O simulador também sugere uma carteira recomendada que mostra a divisão ideal do investimento por tipos de produto, como renda fixa ou variável, de acordo com as respostas anteriores do investidor. Além disso, a ferramenta também mostra quanto renderia em um cenário otimista, pessimista e esperado.

Confira as últimas notícias de Invest:

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em baixa, após Fitch rebaixar perspectiva da China
seloMercados

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em baixa, após Fitch rebaixar perspectiva da China

Há 11 horas

O que é hedge? Como proteger seu patrimônio com o mercado financeiro
seloGuia de Investimentos

O que é hedge? Como proteger seu patrimônio com o mercado financeiro

Há 11 horas

As melhores ações que pagam dividendos indicadas para abril
seloOnde Investir

As melhores ações que pagam dividendos indicadas para abril

Há um dia

Como o 'problema dos três corpos' explica o impasse do Fed, segundo a Gavekal
seloMercados

Como o 'problema dos três corpos' explica o impasse do Fed, segundo a Gavekal

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais