Invest

Vendas de imóveis avançam 20% e lançamentos voltam a crescer

De acordo com dados da Abrainc, outubro foi o melhor mês de vendas desde 2014 e os lançamentos voltaram ao nível pré-pandemia. Recuperação é puxada pela baixa renda

Recuperação do setor imobiliário ainda é puxada pelo segmento de menor renda (Leonardo Benassatto/Reuters)

Recuperação do setor imobiliário ainda é puxada pelo segmento de menor renda (Leonardo Benassatto/Reuters)

BA

Bianca Alvarenga

Publicado em 22 de dezembro de 2020 às 13h05.

Última atualização em 22 de dezembro de 2020 às 15h45.

A pandemia do coronavírus afetou a economia brasileira como um todo, mas o setor de construção civil parece ter resistido melhor aos efeitos da crise. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostram que as vendas de imóveis avançaram 20,5% nos 12 meses encerrados em outubro. Os lançamentos, antes paralisados, também voltaram a crescer e já estão no nível pré-crise.

"Temos visto um consumidor resiliente na hora buscar oportunidades para adquirir a casa própria, principalmente a população de baixa renda em busca do primeiro imóvel. Isso tem puxado o desempenho do setor de incorporação, que tem investido em lançamentos de novos empreendimentos", afirma o presidente da Abrainc, Luiz Antonio França.

Em outubro, houve um salto de 67,9% nas vendas de unidades, na comparação com o mesmo mês de 2019. Foi a maior variação percentual desde 2014. Os lançamentos de novos empreendimentos tiveram um salto de 85,5% no mesmo período.

É hora de mudar de casa? Alugar ou comprar? A EXAME Academy ajuda você

Casa Verde e Amarela e Minha Casa Minha Vida

O desempenho positivo tem sido puxado pelo segmento de baixa renda. De cada 10 imóveis lançados nos últimos 12 meses, 8 eram pertencentes ao Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), rebatizado de Programa Casa Verde e Amarela pelo governo de Jair Bolsonaro. O segmento de habitação popular teve crescimento de 86,5% nas vendas em outubro de 2020. O número de lançamentos mais do que dobrou no mesmo mês, também em relação a outubro de 2019.

Já os imóveis de médio e alto padrão acumulam queda nas vendas desde o início da pandemia. As vendas de unidades de médio padrão cresceram 3,1% e as de alto padrão avançaram 10% no período de agosto a outubro de 2020. Isso, no entanto, não foi suficiente para reverter a queda de 5,6% nas vendas registrada nos 12 meses encerrados em outubro.

Aprenda a investir em fundos imobiliários com o novo curso da EXAME

Com as vendas paradas, as construtoras e incorporadoras colocaram o pé no freio e adiaram os lançamentos de novos empreendimentos. A queda nos lançamentos chegou a 31,4% nos 12 meses encerrados em outubro, de acordo com a Abrainc.

Acompanhe tudo sobre:ImóveisVendasConstrutorasLançamentosConstrução civil

Mais de Invest

Da liderança ao fechamento de capital: entenda a crise que tira a Gol da B3

Modelo falido de flat nos EUA ganha versão 3.0 com projeto de brasileiro

Constantino Jr. fundou primeira aérea brasileira low cost

Quem foi Constantino Junior, fundador da Gol que liderou aquisição da Varig