Minhas Finanças

Sofisa lança "poupança mais rentável"

Papel de renda fixa atrelada a financiamentos imobiliários é isento de IR e tem liquidez diária após carência de dois meses

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2012 às 14h10.

São Paulo – O banco Sofisa Direto, que oferece investimento em CDBs e LCIs pela internet, acaba de lançar uma Letra de Crédito Imobiliário com liquidez diária após 60 dias. Ou seja, após esse prazo, o resgate pode ser feito a qualquer momento. O intuito da nova aplicação é competir com a caderneta de poupança.

A rentabilidade líquida da modalidade será de 90% do CDI, uma vez que para comprar uma LCI não é preciso pagar taxas nem imposto de renda. Ou seja, a rentabilidade indicada no site do Sofisa Direto já é a rentabilidade líquida. Com a Selic igual ou inferior a 8,5% ao ano, a poupança passará a render 70% da Selic. Ou seja, vai render menos que a LCI do Sofisa Direto, uma vez que a Selic e o CDI são taxas de valor próximo.

A liquidez diária aproximará as características da LCI – hoje um tipo de papel de renda fixa com liquidez apenas no vencimento – da caderneta de poupança, pelo menos após a carência de dois meses. Não há valor mínimo de aplicação, e a rentabilidade é a mesma para qualquer valor investido.

A garantia é a mesma da caderneta de poupança: são garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) as aplicações no valor de até 70.000 reais. No entanto, é preciso ter em mente que bancos médios costumam ser mais arriscados que os bancos grandes onde as pessoas têm suas contas poupança. O mais aconselhável, nesses casos, é investir menos que 70.000 reais, para ter também o rendimento coberto pelo FGC em caso de quebra da instituição financeira.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasBancosPoupançarenda-fixaSofisa

Mais de Minhas Finanças

O que fazer se você não recebeu 13º salário? Veja como agir e seus direitos

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até 27 de dezembro; veja quem tem direito

PIS/Pasep vai mudar; entenda a alteração aprovada no Congresso

O que fazer com a 2ª parcela do 13° salário? Benefício é pago até hoje