EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
O grupo financeiro Société Générale anunciou, nesta segunda-feira (27/3), a aquisição de 70% do Banco Pecúnia, que atua no segmento de crédito ao consumidor com a marca Credial. Os outros 30% foram adquiridos pelo banco português Tecnicrédito. O valor total da operação foi de 78 milhões de reais.
Essa é a primeira investida do Société Générale no varejo brasileiro. A empresa já estava presente no país, mas apenas como banco de investimentos. "O país tornou-se menos volátil e achamos que esse era o momento de investir no varejo", diz o presidente do grupo no Brasil, François Dossat. O Société Générale é a 7ª maior instituição financeira da França.
Com um patrimônio líquido avaliado em 52 milhões de reais, o Pecúnia tem a maior parte de suas operações voltada para o financiamento de automóveis, mas o banco também oferece seus serviços de crédito a lojas de construção civil e vestuário. Agora, os novos controladores pretendem se lançar no mercado de informática. "Acreditamos que há espaço para financiamento de computadores", diz Dossat. A carteira do banco soma 200 milhões de reais.
O Banco Pecúnia foi criado em 1964 pela família Melo Peixoto. Anos depois, ganhou a participação de outra família, a Carvalho Pinto. Ambas decidiram deixar a administração da empresa nas mãos de profissionais. Segundo o presidente da Societé Générale no Brasil, o quadro administrativo será mantido.
O nome Credial também continuará sendo a marca do Pecúnia, que pretende expandir a atuação do banco (hoje concentrada no Sudeste) para todo o país.