Seguro para pet: saiba quanto custa e conheça as opções
Mercado também oferece assistências para cães e gatos, com cobertura mais limitada e preços mais acessíveis
Marília Almeida
Publicado em 9 de outubro de 2021 às 08h00.
Última atualização em 9 de outubro de 2021 às 08h19.
Ninguém gosta de imprevistos, ainda mais quando podem desequilibrar bastante o orçamento. Esse pode ser o caso de um acidente envolvendo o seu animal de estimação, mesmo que ele viva dentro de um apartamento.
É o caso, por exemplo, de um gato que machuca o nervo do braço tentando se soltar da rede da janela e fique com a perna paralisada. Neste caso, ele poderá precisar ficar em observação em um hospital especializado, além de passar por exames e receber medicações. Essa conta, se você vive em São Paulo, pode chegar a 5.000 reais. Apenas uma consulta em um hospital 24h pode sair por 350 reais; os exames podem custar 400 reais.
Para minimizar riscos financeiros e tornar mais cômoda a vida de tutores, companhias passaram a oferecer seguros e também assistências para animais.
Mas como funcionam esses seguros? Vale a pena contratá-los?
Em geral, os seguros pet oferecem atendimento contínuo em rede credenciada própria, a exemplo de alguns planos de saúde para pessoas.
É o caso das proteções da Porto Seguro (PSSA3). O plano básico custa a partir de 99 reais ao mês e inclui direito a consultas, principais vacinas, atendimento emergencial, exames laboratoriais e exames simples de imagem. Não há restrição de idade dos pets.
Já o mercado de assistências costuma oferecer apenas coberturas veterinárias emergenciais ou limitadas, similares a serviços de saúde para pessoas. Geralmente essas proteções são vendidas em conjunto com um seguro de vida ou residencial. É o caso da assistência da HDI, que incui consultas veterinárias em rede credenciada, além de transporte e veterinário emergencial.
O que as proteções oferecem
Na Youse, plataforma digital da seguradora da Caixa, o cliente pode contratar a assistência pet por mais 14 reais na mensalidade do seguro de vida ou residencial. São dois tipos: uma focada em serviços do dia-a-dia e outra em atendimentos emergenciais.
Qualquer atendimento é feito independentemente de idade, raça ou porte do animal: a única restrição é ser cão ou gato, diz Uribe Teófilo, diretor de produto e design na Youse. "Todos os serviços podem ser pedidos pelo app. É uma experiência similar a de apps como o iFood."
Há também quem já permita a contratação do produto de forma individual. É o caso da Europ Assistance, que distribui sua assistência pet em redes de varejo por valores a partir de 7 reais por mês, diz Rogério Guandalini, diretor de marketing da companhia. "Estimamos que a proteção custe pelo menos metade do que custaria um seguro de vida ou residencial básico."
Nos últimos dois anos, a Europ registrou um aumento de mais de 30% da procura por assistência pet. A demanda aumentou especialmente na pandemia porque o pacote de serviços evita deslocamentos ao incluir traslados de animais a pet shops, entrega emergencial de ração e vacinação a domicílio. Recentemente a proteção também passou a incluir apoio psicológico no caso de morte do animal, além de consultas remotas.
Veja abaixo o que cada proteção oferece:
Seguro pet - Porto Seguro
A seguradora oferece seguro-saúde completo para os animais, por mensalidades que partem de 99 reais.
- Ambulatorial: inclui consultas, principais vacinas, atendimento emergencial, exames laboratoriais e exames simples de imagem. Pode ser contratado para pets idosos – com mais de 10 anos.
- Essencial: além de contemplar todas as coberturas do plano Ambulatorial, abrange consultas com especialistas, cirurgias (inclusive castração), internação, exames cardiológicos e de alta complexidade e check-up anual.
- Completo: oferece ao pet todas as coberturas dos planos anteriores e também tratamentos complementares, como fisioterapia e acupuntura.
Assistência Cão e Gato - Youse
Vendida como cobertura adicional do seguro vida e residencial, inclui 14 serviços:
- Delivery de ração
- Leva e traz, em que um profissional credenciado pode levar ou buscar o pet de clínicas, hotéis, banho e tosa etc.;
- Hospedagem, se o cliente não tiver ninguém com quem deixar o animal por alguns dias
- Deslocamento de emergência ou tratamento de emergência para cirurgia ou medicamentos do animal, se necessário;
- Aplicação de vacinas na casa do cliente
- Agendamento de consultas
- Informações veterinárias
- Ajuda funeral, entre outros.
Assistência Pet - Europ Asssistance
- Cobertura de até 250 reais para consulta veterinária, cirurgia ou exame laboratorial emergenciais
- Serviço leva e traz
- Hospedagem emergencial
- Auxílio funeral
- Delivery de ração
- Apoio psicológico em caso de morte do animal
- Consultas remotas
Assistência pet - HDI
A contratação deve ser adicionada ao seguro residencial da seguradora e inclui os seguintes serviços:
- Transporte emergencial: se o pet sofrer um acidente ou tiver alguma doença, a HDI faz a remoção para uma clínica, desde que o segurado não tenha condições físicas ou psicológicas para isso;
- Veterinário emergencial: cobre despesas com cirurgia e medicamento, em consequência de acidente ou doença súbita;
- Consultas veterinárias dentro da rede credenciada;
- Serviço de orientação por telefone: para orientar o segurado sobre dúvidas gerais e as que possam cooperar para o bem-estar do animal;
- Envio de ração: o seguro paga o transporte da ração, sendo que o custo do alimento é por conta do segurado;
- Funeral do pet: cobre enterro ou cremação do animal.
- Outros serviços: apoio no agendamento de consultas, informações sobre vacinas, raças, venda de filhotes, indicação de banho e tosa, agendamento de leva e traz, entre outros serviços que possam garantir conforto para o animal.
Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso