EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O Unibanco e a rede de varejo portuguesa Sonae anunciam nesta segunda-feira (30/8) a criação de uma financeira com controle compartilhado e capital de 26 milhões de reais. O banco financia clientes do Sonae há 14 anos, através da Fininvest, mas concluiu que o grupo atingiu um volume de operações que justifica a montagem da financeira. Com o negócio, o Unibanco agrega à sua base 1,6 milhão de cartões ativos do Sonae, com movimento mensal de 50 milhões de reais, ou 15% do faturamento da rede.
O Unibanco já havia aberto instituições semelhantes com o Magazine Luiza e o Ponto Frio. A criação de financeiras junto ao varejo é uma tendência no mercado brasileiro. Recentemente, o banco Itaú anunciou a criação de um banco juntamente ao grupo Pão de Açúcar (leia reportagem da revista EXAME sobre essa parceria).
Grupo português
O Sonae faturou 3,8 bilhões de reais no Brasil e 6,2 bilhões de euros em todo o mundo em 2003 (leia reportagem de EXAME sobre as dificuldades do grupo no Brasil. Apesar de ser a quarta maior rede do país, o Sonae ainda não teve um centavo de lucro líquido por aqui). O grupo detém no país a marca BIG, com 46 hipermercados, e possui 91 supermercados, 11 lojas de atacado e três centros de distribuição concentrados em São Paulo e na região Sul.